4 de dezembro de 2023
Foto: Reprodução
Com o empate diante do Botafogo sem gols, no fim de semana, 3, o Cruzeiro garantiu a sua permanência na Série A do Brasileirão, e não se juntará ao Palmeiras e ao Fluminense, como bi-rebaixados (2002/2012 e 1996/1998, respectivamente). Além disso, tem a chance de decretar o vice-campeonato do Atlético, já que encara o Palmeiras na última rodada. Na luta contra a segundona, restam Bahia, Vasco da Gama e Santos.
Com a derrota fora de casa para o América, as chances de o Bahia permanecer na Série A caíram de 56,30% para 35,54%. Como consequência, os potenciais de Santos e Vasco cresceram, apesar de também terem perdido fora de casa na rodada. Na próxima rodada, o Bahia recebe o Atlético. O Santos tinha 78,28% de chances de seguir na Série A em 2024, que agora subiram para 90.07%. Na próxima rodada, o Santos recebe o Fortaleza. O potencial de o Vasco ficar na Série A estava em 67,49%, mas agora subiu para 74,39%. Na quarta-feira, 6, o Vasco recebe o Bragantino.
O Al-Sadd, do Catar, tem um acordo verbal com o treinador Abel Ferreira. O clube do Oriente Médio fez uma proposta que inclui dois anos de contrato para o português, e ainda lhe ofereceria o maior salário do futebol mundial para um técnico. A informação é do jornalista César Luis Merlo, especializado em transferências. Segundo ele, Abel já está pronto para o novo desafio e acertou tudo verbalmente com a equipe catari. Falta apenas a sua assinatura no contrato, para oficializar a saída do Palmeiras.
No fim do mês passado, o mesmo clube já havia procurado o português, sinalizando que poderia torná-lo um dos treinadores mais bem pagos do mundo. Apesar de seu contrato com o Alviverde paulista durar até o fim de 2024, sua permanência não é uma certeza neste momento. Em coletiva após a vitória sobre o Fluminense, no domingo, 3, Abel não garantiu que permanecerá para a próxima temporada, mas também não disse que deixará o clube, onde chegou em novembro de 2020 e é considerado o maior treinador da história.
O elenco do Bahia desembarcou em Salvador, na madrugada desta segunda-feira, 4, sob críticas e protesto da torcida, no aeroporto Luís Eduardo Magalhães. A Polícia Militar precisou intervir para garantir a segurança dos jogadores. O time corre sério risco de rebaixamento na última rodada do Brasileirão, na quarta-feira. Os jogadores do Bahia deixaram a área de desembarque escoltados por policiais. Diante da aproximação de alguns torcedores, a PM disparou balas de borracha para dispersá-los. Houve corre-corre e a confusão foi rapidamente neutralizada.