2 de dezembro de 2023
Foto: Reprodução
Restam apenas duas rodadas para o disputado campeonato de pontos corridos chegar ao fim. Palmeiras e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 16h, no Allianz Parque. O duelo marca a inversão de papéis entre as equipes, já que na penúltima rodada do Brasileirão de 2010, torcedores do Alviverde desejavam que o clube entregasse a partida para o Fluminense. Agora, na penúltima rodada de 2023, são os tricolores que preferem a derrota, para evitar o possível título dos rivais.
Em 2010, o Fluminense brigava pelo título com o Corinthians, daí o pedido dos palmeirenses para que a equipe perdesse. De fato, o time treinado por Luiz Felipe Scolari perdeu por 2 x 1, mas não fez corpo mole. Agora, os tricolores querem que o time carioca seja derrotado para não ajudar Botafogo e Flamengo, que brigam com o Palmeiras pelo título brasileiro. Com 66 pontos, o Palmeiras depende apenas de si para ser campeão. Se ganhar neste domingo, ficará muito perto de erguer a 12ª taça da competição da qual já é o maior vencedor e que ganhou no ano passado.
Ainda sonhando com o título do Brasileirão e querendo levar a decisão para a última rodada, o Flamengo tenta confirmar o seu favoritismo diante do Cuiabá, neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela 37ª rodada. Com a permanência garantida na Série A, o time do Mato Grosso só cumpre tabela. O jogo vai marcar a aposentadoria do lateral Filipe Luís e da saída do zagueiro Rodrigo Caio.O rubro-negro é o quarto colocado, com 63 pontos, mas agora não depende apenas de suas forças. Tem que vencer e torcer contra os concorrentes.
Vencer ou vencer. Essa é a missão do Bahia para encarar o já rebaixado América, fora de casa, no estádio Independência, neste domingo, às 18h30, em Belo Horizonte. Isso porque, caso seja derrotado e ainda aconteça uma combinação de resultados, o time baiano poderá ter seu rebaixamento decretado ainda nesta 37ª rodada. Na 17ª colocação no início da rodada, com 41 pontos, sendo o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o Bahia tem tudo para chegar vivo na última rodada. Mas, caso perca para o América, e Santos e Vasco vençam o Athletico-PR e o Grêmio, respectivamente, a queda estará decretada.
Garantido na fase preliminar da Copa Libertadores da América, o Grêmio foca para terminar dentro do G-4 e classificar à fase de grupos, embora ainda tenha uma pequena chance de título. Neste domingo, às 18h30, recebe o Vasco, em sua arena, em Porto Alegre, em partida que marca a despedida de Luis Suárez em casa. O Cruzmaltino tenta estragar a festa porque luta contra o rebaixamento.