7 de outubro de 2023
Foto: Reprodução
Após a conquista da vaga na decisão da Copa Libertadores da América, marcada para dia 4 de novembro diante do Boca Juniors, o Fluminense volta ao Maracanã para fazer o clássico contra o Botafogo, ainda isolado na liderança do Campeonato Brasileiro. Campeão carioca e dirigido por Fernando Diniz, técnico da seleção brasileira, o Fluminense tem 41 pontos e espera melhorar na tabela diante do rival, com 52 pontos e vivendo um período de instabilidade, com técnico interino. O jogo acontecerá hoje a partir das 16 horas.
Apesar de líder disparado do Brasileirão, o Botafogo viveu momentos complicados nesta semana. Depois de cometer alguns erros primários, o técnico Bruno Lage acabou dispensado após reunião da direção com os próprios jogadores. Curiosamente, o pedido deles é de que o time fosse mantido como se destacou no primeiro turno, sem as constantes mudanças técnicas e táticas experimentadas por Lage, que chegou ao Brasil como badalado técnico que comandou o Benfica, em Portugal. Deixar o artilheiro Tiquinho Soares na reserva no empate por 1 a 1 diante do Goiás, foi a gota d’água.
A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro conta com mais um clássico: Internacional e Grêmio, o tradicional Gre-Nal. Neste domingo, às 16h, eles se enfrentam no Beira-Rio, em momentos bem diferentes. No primeiro turno, o time tricolor venceu por 3 a 1, com gols de Luis Suárez, Villasanti e Bitello, enquanto Johnny descontou. O Internacional vem de uma dura eliminação nas semifinais da Libertadores para o Fluminense, com virada nos minutos finais. Mesmo lutando contra o rebaixamento, o revés faz com que a diretoria colorada projete apenas 35 mil torcedores para o clássico.
O Grêmio, por outro lado, já estava focado apenas no Brasileirão e briga pelas primeiras posições. Está há três jogos invicto: empatou com o Corinthians, por 4 a 4, venceu o Palmeiras, por 1 a 0, e empatou com o Fortaleza, por 1 a 1, chegando a 44 pontos. O técnico Renato Gaúcho adotou tom de mistério para o clássico, mas não deve mexer drasticamente na escalação. A principal dúvida é em relação ao atacante João Pedro Galvão, substituído no último jogo por dores na virilha. Ferreira e Everton Galdino são as opções mais prováveis.
Surpreendidos por Fernando Diniz quando se preparavam para defender Inter de Milão e Girona, respectivamente, os laterais Carlos Augusto e Yan Couto comemoraram o chamado para defender a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os jogadores foram convocados após Renan Lodi, na esquerda, e Vanderson, na direita, serem cortados por lesão. Os novos convocados se apresentarão para os jogos contra Venezuela, dia 12, e Uruguai, dia 17, e dizem que estão realizando sonhos de criança.