LPD
A rodada de abertura do Campeonato Regional de futebol amador promovido pela Liga Passense de Desportos (LPD), terá dois jogos dia 16 de setembro. Em Monte Santo de Minas, América x Ipiranga/São Sebastião do Paraíso, e em Furnas, Can-Can/São José da Barra x Glória EC. Foram o Caram EC/Passos. Inativa de maio de 2022, com a renúncia do então presidente, Odemir Garcia, o desportista Alessandro Hipólito da Silva ocupa a mesma função na tentativa de regularizar a entidade burocraticamente e recuperar a credibilidade extinguida na década passada.
Cinquentão
Começa dia 23 de setembro, o Campeonato Cinquentão 2023, e na primeira rodada tem o clássico de São Sebastião do Paraíso entre Operário x Ipiranga pela chave A, que terá ainda Oriente x Prefeitura de São José da Barra, Caram EC/Passos x Industrial/Itaú de Minas e União/Jacuí x Prefeitura de Pratápolis. Pela chave B, Paraisense x Batatais (SP), e dia 24, Três de Outubro/São Tomás de Aquino x Altinópolis (SP). A confirmar nos próximos dias, informou o organizador, José Roberto Gonçalves, as prefeituras de São João Batista do Glória e Botelhos.
Real
A equipe do bairro Novo Horizonte de Passos terá um confronto decisivo para suas pretensões em avançar à segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano. O adversário é o Cascavel FC, domingo, 3, às 10h, no estádio Geraldo Starling Soares, e basta o empate para se classificar. Mesmo com apenas uma vitória e duas derrotas no grupo, o técnico Piri, do Real Novo Horizonte, fundado há apenas oito meses, só pensa na vitória para obter a vaga nas primeiras colocações e enfrentar possíveis oponentes teoricamente de nível técnico mais baixo.
Segundona
O Inter de Minas de Itaúna fechou a primeira rodada do campeonato que dá o direito do campeão e vice ascenderem ao Módulo II em 2024, vencendo na noite de terça-feira, o Serranense por 3 a 2, em Itatiaiuçu. No próximo sábado, 2, a tabela marca apenas duas partidas. Em Paracatu, o time local recebe o Pirapora FC, às 15h, e 30 minutos depois, começa Araxá FC x Nacional de Uberaba. A Segundona 2023 reúne 17 equipes distribuídas em três chaves de quatro e uma de cinco. No Sul de Minas, apenas o AC Três Corações e o Poços de Caldas FC.
Vasco
Em julgamento na tarde desta quarta-feira, 30, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) manteve a proibição de público em São Januário. Por dois votos a um, o estádio seguirá com portões fechados, mas está liberado para receber jogos sem torcida. O Vasco vai recorrer da decisão no STJ, em Brasília. O argumento para a decisão é a falta de segurança na região do estádio, o alto índice de tiroteios e tráfico de drogas. Contudo, a região do Maracanã apresenta números de segurança piores, e não é impedida de receber torcida nos jogos.
Vasco II
A relatora desembargadora Renata Cotta e desembargador Carlos Santos de Oliveira votaram contra a liberação. Sob argumento de que ainda deve haver perícia para a liberação do estádio e que a decisão em liminar deve se manter “enquanto não estiver comprovada a segurança” do local. A desembargadora Andréa Pacha, voto dissonante no julgamento, defendeu que o estádio fosse liberado para receber público. Alegou que o clube não tem poder de polícia e tomou todas as medidas possíveis. Citou apedrejamento de ônibus do Botafogo na véspera para tratar do estado de violência em dentro e fora dos jogos de futebol.