Ícone do site Folhadamanha

Rafael Freire reinaugura Estádio Benevenuto Augusto de Souza

Prefeito ressalta que foi apenas a primeira etapa do projeto de revitalização e recuperação do espaço esportivo./ Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

ALPINÓPOLIS – O Estádio Municipal Benevenuto Augusto de Souza de Alpinópolis, conhecido como ‘Campo do CEA’, está de cara nova. O local, que foi reinaugurado no último sábado, 2, passou por revitalização, ganhando uma nova quadra esportiva, uma fachada renovada, a reforma dos banheiros, pintura das arquibancadas e muros, além de outras intervenções.

Segundo informou o prefeito Rafael Freire, essa foi a primeira etapa do projeto de revitalização e recuperação deste espaço. Uma nova será iniciada em breve, quando as arquibancadas e a quadra serão cobertas, haverá troca da iluminação do campo por LED, a construção de um playground para as crianças e um vestiário com cabine de transmissão dos jogos.

“A manhã deste sábado ficou marcada por duas razões. A primeira é relativa ao resgate da memória do Sr. Benevenuto Augusto de Souza, cujo nome foi dado ao Estádio Municipal há muitos anos e apagado injustamente por governos passados. A segunda, e não menos importante, foi a reinauguração oficial das dependências desse estádio, tão importante para a prática esportiva em Alpinópolis”, disse o prefeito.

Atualmente, a Secretaria de Esporte, Juventude e Integração Social, atende cerca de 500 crianças e adolescentes toda semana, com as atividades e projetos esportivos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Alpinópolis e também pelo Projeto Filhos do Vento.

O esporte em Alpinópolis, de acordo com o secretário da pasta, o ex-atleta Maurício Alves, é para todos. Além do futebol de campo, no futsal já são 60 meninas treinando regularmente, sem falar do vôlei feminino que também é sucesso.

Para quem desconhece a história, é importante lembrar que Benevenuto Augusto de Souza, personalidade que dá nome ao estádio reformulado, foi uma figura importante na sociedade alpinopolense e que marcou o cenário esportivo da cidade. Popularmente conhecido como Sô Nuto, ele nasceu em 1899, em Batatais/SP, porém se casou com uma alpinopolense e aqui viveu a maior parte de sua vida.

Além de um excelente seleiro, que fabricava selas e arreios para toda população, também era um amante de futebol e atuou como jogador e, posteriormente, passou a ser árbitro, sendo um grande entusiasta do esporte local. Era comum Sô Nuto levar os filhos para o campo e incentiva-los a torcer pelos times da cidade, costume que fez com que todos eles tivessem uma enorme apreciação pelo esporte.

Entre outras coisas, Sô Nuto foi membro da Conferência São Vicente de Paulo, era participativo nas questões políticas locais e exerceu o cargo de Juiz de Paz em Alpinópolis. Residia com sua esposa, Dona Mirinha, na Avenida Governador Valadares, nº 212, no Centro de Alpinópolis, local onde criou seus filhos e os educou com base no amor, caridade e devoção a Deus.

Benevenuto Augusto de Souza faleceu, vítima de um câncer, em 20 de outubro de 1980 e o estádio que leva seu nome, que passou por essa intensa reforma recentemente, foi inaugurado em julho de 1983. Além do estádio, há também uma rua com seu nome no bairro Mundo Novo.

Sair da versão mobile