9 de janeiro de 2025
ASSEMBLÉIA REUNIU CERCA DE 300 PESSOAS, INCLUINDO 92 PREFEITOS, MARCOU O INÍCIO DE UMA NOVA GESTÃO NO CONSÓRCIO QUE ATENDE 154 MUNICÍPIOS MINEIROS / Foto: Divulgação
ALPINÓPOLIS – O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, foi eleito, na última terça-feira, 7, presidente do Conselho Fiscal do maior consórcio de saúde de urgência e emergência do Brasil, o Cissul/Samu. A assembleia, realizada em Varginha em um evento que reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo 92 prefeitos, marcou o início de uma nova gestão no consórcio que atende 154 municípios mineiros.
A chapa única, liderada por Ailton Pereira Goulart, prefeito de Caldas, foi aclamada, consolidando um compromisso conjunto de fortalecer os serviços do Samu. A presidência do Conselho Fiscal, assumida por Rafael Freire, é um marco para Alpinópolis e o Sudoeste de Minas, sendo a primeira vez que um representante dessa região ocupa o cargo.
Em uma postagem nas redes sociais, Rafael destacou o impacto do Samu em Alpinópolis desde a chegada da base, trazida durante sua gestão. Ele ressaltou a redução drástica no tempo de resposta para atendimentos de urgência no município.
“Antes do Samu, o tempo-resposta era de 1h03min. Hoje, é de apenas 7 minutos”, afirmou. Além disso, Freire mencionou os benefícios financeiros gerados pela presença do serviço, citando o exemplo de Ilicínea, onde a economia com o Samu foi de aproximadamente R$ 176 mil em um ano.
A nova diretoria do Cissul/Samu enfrentará desafios importantes, como a ampliação dos serviços e a captação de recursos para manter a excelência no atendimento.
O prefeito Ailton Goulart, que assumiu a presidência do Conselho Diretor, destacou que a união de prefeitos e lideranças será crucial para superar esses obstáculos e garantir um futuro ainda melhor para a saúde pública na região.