Destaques Política

Rafael Freire anuncia retomada da pré-candidatura em Alpinópolis

24 de junho de 2024

Prefeito acredita que a polícia civil deve levar a público os detalhes da investigação, com a conclusão do inquérito policial e os possíveis desdobramentos da operação / Foto: Reprodução

CARLOS RENATO

 

ALPINÓPOLIS – O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, anunciou nesta sexta-feira, 21, a retomada da pré-candidatura à reeleição.

Na última segunda-feira, 17, ele havia anunciado a retirada da intenção de concorrer nas eleições municipais em função de suposta campanha de desinformação, ódio e preconceito em razão da orientação sexual.

“Com o avanço das investigações da Polícia Civil, liderada pelo delegado Luan Maturano Dutra, e a chegada até os suspeitos da autoria dos fatos, sinto-me no dever de não me acovardar, levantar a cabeça e voltar a participar do processo eleitoral”, disse.

“A polícia cumpre seu papel garantindo ser o braço forte do Estado contra a homofobia, a violência política e fake news, empreendendo todos os esforços necessários e já possui elementos sólidos que indicam para autoria dos fatos, chegando aos autores que produziram a música com a injúria preconceituosa”, afirma Freire.

Ele aproveitou o encontro para pedir paz e respeito aos envolvidos após a conclusão dos trabalhos da Polícia Civil, para que a situação não transforme em uma ‘espetacularização do caso’.

“A eles, que seja assegurado o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. E para Alpinópolis, eu desejo que façamos um debate maduro no campo das ideias, e que a disputa eleitoral se dê dentro da normalidade e dos limites da democracia. Aos meus adversários, quero dizer que vocês têm o meu respeito. Como disse, sei que ainda temos bons adversários. Tenham de mim o amor, não o ódio. Que briguem às ideias, não as pessoas”, ressaltou.

Segundo o prefeito, nesta semana a Polícia Civil deve levar a público os detalhes da investigação, com a conclusão do inquérito
policial e os possíveis desdobramentos da operação.

“Com uma forma muito rápida e muito profissional, a Polícia Civil em Alpinópolis, com o apoio da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte, trabalharam exaustivamente nos últimos dias para que essas investigações avançassem e chegasse até os autores”, garantiu Freire.

Rafael agradeceu ainda apresença e apoio das nossas lideranças, entidades públicas e população do município. “Nos últimos dias foram de grandes batalhas e precisei enfrentar a dor, o preconceito, a vergonha, a humilhação, o medo de pé e de frente para que esse momento chegasse. Agradeço a acolhida e atenção que o caso recebeu por parte do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Legislativo de Alpinópolis, da OAB de Minas Gerais, da imprensa, de lideranças religiosas, dos prefeitos da Ameg de vários municípios, de vários agentes políticos do país e, sobretudo, do
povo alpinopolense”, disse.