23 de abril de 2024
Nilseia Vilela na premiação do 3º Mundial do Queijo do Brasil / Foto: Reprodução
S. J. B. GLÓRIA – A queijaria Quintal do Glória, de São João Batista do Glória, faturou duas medalhas de prata no 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos realizado durante a segunda edição do Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo, entre os dias 11 e 14 deste mês. Os prêmios foram pelos queijos Chuveirinho da Canastra e o Quilombo da Canastra.
Para Nilseia Vilela, proprietária da Quintal, o queijo representou uma grande mudança de vida. “Na minha família meu esposo Renato e eu somos os primeiros a produzir o queijo Canastra, não tem tradição familiar. Para aprender a fazer o queijo eu busquei ajuda de amigos queijeiros de tradição para conseguir entender como produzir um produto de tamanha história. O queijo representa para nós recomeço de vida, logo que fechamos nosso comércio de material de construção, o queijo veio para nós como um presente de Deus. Nunca imaginei fazer queijo, e hoje não imagino a minha vida e do meu esposo sem a produção do queijo, até meus filhos não nos veem mais fazendo outra coisa”, afirma.
Segundo ela, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi um momento muito importante em sua história com o queijo, pois no início só conseguiu aprender a produzi-lo porque já tinha feito vários cursos do Senar, que deram uma boa base para começar seu negócio.
“Agora, após seis anos, vejo o quanto o Senar foi essencial para o nosso crescimento. Hoje fazemos parte da assistência que o Senar oferece que é o AT&G do leite e já fizemos o AT&G do Queijo”, disse.
A queijaria também recebeu, em fevereiro deste ano, uma medalha de prata internacional pelo desempenho do seu queijo na sexta edição do Mondial du Fromage, realizado na França em 2023.
O 3° Mundial do Queijo do Brasil foi realizado no Teatro B 32 da avenida Faria Lima, em São Paulo. O evento contou com feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais, com acesso gratuito onde mais de cem produtores de todo Brasil tiveram a oportunidade de vender seus produtos.
Participaram produtores de 14 países diferentes, com cerca de 2 mil queijos e as premiações abrangeram o 2° Concurso de Melhor Fondue do Brasil, 2° Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil, 2° Concurso de Melhor Queijista do Brasil e o 3° Concurso de Queijos e Produtos Lácteos.