Ícone do site Folhadamanha

Quinta Coluna

Cesar Tadeu

Foi um ano de pandemia mundial e, na conta do novo coronavírus, a Terra e tudo mais que nela habitava precisou se ajustar aos tempos da Covid 19. Isto incluiu, por exemplo, as eleições municipais, que deixaram de acontecer no primeiro domingo daquele Outubro. Mas aconteceram. No domingo, 15 de Novembro – da Proclamação da República – como em tempos passados, de outras eleições.
***
Em Passos, em 2020, 7 candidatos disputaram a peleja. O comparecimento do eleitorado às seções e suas urnas eletrônicas despencou: de quase 80 mil eleitores (exatos 79.429) aptos a votar, 57.676 votaram. Outros 21.753 (ou 27,39% do eleitorado) se abstiveram deste ato. Somando tudo + dividindo, noves fora, um certo coeficiente eleitoral apontava que qualquer um dos 7 pleiteantes à cadeira # 1 da Praça do Rosário que obtivesse 11.347 votos+1 (um votinho a mais) seria o prefeito eleito.

Diego Rodrigo de Oliveira, 36 anos de idade (em 2020), nascido e criado no Bairro Casarão, na periferia da cidade, começou a escrever sua história como político. Então candidato pelo PSL, obteve 27,06% do votos válidos e com 13.416 votos foi eleito (só para registro: se somarmos os eleitores que não votaram, anularam ou votaram em branco, 37,59% – ou 29.858 elei tores – não escolheram um candidato). Tendo o Capitão Nascimento – na verdade o tenente-coronel Ar lindo Nascimento – como vice-pre feito. O resto dessa história a gente já sabe, ou está acompanhando.
***
Três anos já foram para as calendas.
A contagem regressiva para o sufrágio eleitoral da sucessão municipal de 2024 já está em curso e registra menos de 11 meses para as próximas eleições. Se nenhum novo virus, uma guerra mundial ou alguma onda de calor escaldante interferirem, as eleições estão desde já marcadas para acontecer no domingo de 6 de Outubro de 2024. Oxalá é pai!

Daqui a pouco, o futuro. Ah, o futuro!
Qual futuro nos aguarda? Sejamos menos pretensiosos e perguntemos: qual será o futuro a vir estampado na tela das urnas eletrônicas in Passos, ano que vem?

Ora direis, até os postes já sabem que o futuro da sucessão municipal local nunca foi tão previsível. E com uma ponta de ineditismo, o próximo prefeito da cidade, será Diego Oliveira – se ele qui ser ou não (mas ele quer)! O ineditismo histórico vai estar no fato de Diego vir a ser o primeiro prefeito em exercício do mandato, reeleito.

Há várias e muitas décadas o pessoal que passa pela cadeira #1 da Praça do Rosário tenta isso. Alguns até foram reeleitos, mas não na sequência do mandato. Isto considerado, a grande expectativa para a próxima sucessão municipal não será a reeleição de Diego Rodri go, ou com quantos votos há de ser reconduzido ao cargo, mas sim, quem será o vice-prefeito na chapa.
É aí que a eleição de 2024 começa a ficar interessante.
***
Sim, incauto eleitor passense, você já parou pra pensar que o próximo vice-prefeito será também o próximo prefeito da cidade? E, provavelmente, o prefeito a passar o comando da cidade (na probabilidade de não ser reeleito) – aí em Janeiro de 2029?
Um tumulto generalizado entre os observadores de plantão e de olhos bem abertos na cena política municipal dá por conta de que tal sucessão já está em curso. E, como a temperatura nestes dias, pegando fogo! Nos bastidores, a questão do próximo vice-prefeito de Diego é quase que um xadrez chinês. Mas vampracima!

Entre considerandos e consideráveis para o cargo, falando em nomes com chances nesse páreo, aparece o Capitão Nasci mento – Arlindo Nascimento, ex te nente-coronel e atual vice-prefeito de Passos. Todos os postes também sabem que capitão Nascimento tem um desejo (in)confesso de ser pre feito de Passos. Então a hora seria essa. Mas capitão Nascimento está, digamos, um pouco longe de ser o nome preferido dos grandes caciques da política passense em todos os seus âmbitos: o municipal, o esta dual e até o federal.

A favor do atual vice-pre feito-sucessor-ao-cargo-de-próximo-vice prefeito está o fato (na verdade, uma hipótese) de que se a atual gestão municipal tem lá guar dada alguma caixa-preta, tal caixa-preta atende pelo nome de Arlindo Nascimento.
***
Esquentando na probabilidade de uma eventual indicação de seus nomes ao cargo de vice-pre feito tem ainda o vereacdor e líder do prefeito na Câmara Municipal, Maurício Antônio da Silva. Também da refrigerada Câmara, surge o nome da presidente da casa, Aline Gomes Macêdo de Souza. E ma is algum outro nome da atual edilidade, mas que os observadores garantem, sem muita chance, em relação a Maurício ou a Aline. A conferir.
***
Nunca se esquecendo, bugrada, que um desses nomes é bem provável, o próximo prefeito de Passos. Notadamente na segunda meta de do próximo mandato (2027/2028) quando, antes, em Outubro de 2026, devem acontecer as eleições majoritárias – para presidente da República, para o Governo do Estado, para a renovação de dois terços do Senado Federal (quando podemos escolher dois nomes para cargos de senadores), para deputa do federal e deputado estadual.
Mas aí o xadrez chinês é mais pra cima!
***
Saem os observadores, entram os futurólogos de plantão, que já têm algumas cédulas eleitorais desenhadas para 2026.
Numa delas vêm lá estampados os nomes de Diego Oliveira para deputado estadual; Cássio Soares para deputado federal; Rodrigo Pacheco para governador. Achou pouco?!?
Tem uma outra versão da estampa, onde Diego Oliveira é o cara para deputado federal, Cássio Soares para senador – sim, com Rodrigo Pacheco para a outra vaga no Senado. Como só em Passos, Sucupira e Londres algumas coisas acontecem… não desconsiderem a hipótese da nação vir a ter dois sena dores naturais de uma mesma cidade do interior!
***
Mas tem ainda a opção de Diego para federal, Cássio Antonio para o Senado e Pacheco para o Palácio da Liberdade. O interessante nesta cédula é que o cargo para deputado estadual aparece em branco. Sem candidatos (ainda). Lembrando que o eleitorado passense, em números bem distribuídos, conseguiria eleger até dois estaduais locais (já fizemos isso com muito menos eleitores, no passado) Habilitem-se! Mas…
***
Sim, há um “mas”: a pró xima eleição majoritária vai ser das mais disputadas no quesito depu tado estadual, aqui na região do Consórcio AMEG.
Senão, vejamos: vem aí para a disputa de votos, Rafael Freire, o prefeito de Alpinópolis. Carielo (Felipe Cardoso), atual prefeito de Carmo do Rio Claro, também pretende disputar o pleito; falam que Serginho – Paulo Sergio Leandro de Oliveira, para os íntimos – prefeito de São José da Barra, também estaria interessado num cargo desse. E até Marcelo Morais, o atual prefeito de São Sebastião do Paraíso, é outro que poderia ser um candidato na disputa por uma vaga na Assembleia mineira.
Mas tudo isso é mera especulação de futuro… ou não?!?
O que não é futuro, é história.Uma história que começou a ser escrita aos 15 de Novembro de 2020.
No túnel do tempo, há 3 anos, completados hoje.

***

Express Press

O vestido Nova D é perfeito para as mulheres que buscam praticidade aliada à sofisticação. A peça apresenta detalhes modernos que te destacam em qualquer ocasião com muita originalidade e elegância. do verao 2024 nOVA D – Miami Vibes

P.S.: é tempo de “black november” na nova d. peças com
até 60% de desconto nA flagship store da marca, na avenida da moda

 

 

 

 

 

O gospel passense Regis Danese fez seu retorno à televisão após sofrer um acidente de carro no final de Agosto deste ano. Entre conversas com Luciano Huck ao longo do “Domingão com Huck” apresentado no domingo 12, o cantor relembrou dias e noites traumáticas que viveu.”Estava com um pouco de receio [de vir ao programa]. Ainda estou usando uma cinta, fiz duas cirurgias”, revelou Regis depois de se apresentar com o sucesso “Faz Um Milagre Em Mim”.

Da TV para a web TV, Sânzio Soares apresenta, excepcionalmente amanhã, seu programa “A Saga na Cozinha”. Na telinha da TV Passos, ás 20h30. Um programa recheado com receita saborosa e com convidados especiais – Marilza do carmelo e Adriano Reis.

A riqueza dos detalhes e a autenticidade das conchas calcárias da linha Pacific, da Castelatto, são ex- pressas em cada peça. Um piso com propriedades atérmicas, ideal para uso em piscinas, spa e ambi entes internos ou externos. Pacific 40 x 40cm é uma exclusividade Ponto Bello Acabamentos – loja única Portinari Concept/Deca Red na região, sinônimo de qualidade e alto padrão em acabamentos. E economia! Na Ponto Bello. Em Passos, na Rua Lavras, esquina com Dr. Manuel Patti.

A Ponto Bello tem também uma seleção especial até 60% OFF em produtos Deca, Portinari, Castelatto e Ceusa. Descontos exclusivos para acabamentos exclusivos na Ponto Bello, em tempo de ‘Black November’. Nas lojas:de Passos, de Uberaba- e de Franca/SP.

Para a sexta-feira, o prefeito Diego Rodrigo Oliveira e a secretária municipal de Educação, Rosa Beraldo, pilotam ato de ordem de serviço para as ampliações dos CEMEI ‘Professora Ivanize Prado de Vasconcelos’, CEMEI ‘Professora Pioleti Piassi Nogueira’ e CEMEI São Francisco de Assis. No 17 de novembro, às 14h, no Anfiteatro da Casa da Cultura.
O Verão 24 já está nas vitrines e araras da Sangue Azul. Moda masculina, do casual ao clássico, assinada por quem entende de moda masculina. A Sangue Azul está na Avenida da Moda.

Calor lá fora??? Mais um motivo para baixar na sala digital do Cine Roxy neste feriado, onde a temperatura – lá dentro – é sempre 22ºC. O Roxy exibe hoje, ás 16h, o thriller “Five Nights At Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim”. Dublado (inteira $30,00. Meia-entrada $ 15). Ás 18h30 o Roxy exibe “O Céu Não Pode Esperar”, a história de Carlo Acutis. Dublado. Preço promocional, meia-entrada $15,00.

Ás 20h30 o Cine Roxy vai de pré-estreia de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. Em versão legendada (Inteira $30,00. Meia $15,00).

Sua jornada inesquecível em 2024! A Munditur convida para conhecer as belezas exóticas e as culturas fascinantes do Vietnã, do Camboja, da Tailândia e de Doha, em um grupo exclusivo Munditur pelo Sudeste Asiático! Em viagem com saída de Passos, em 14 de Março de 2024. Imagine-se desde já explorando as ruas históricas de Hanói, testemunhando a grandiosidade milenar de Angkor Wat, relaxando em praias de areias douradas na Tailândia e mergulhando na ultra modernidade de Doha…

hoje é um novo dia de um novo tempo…
primo, primo, o deputado estadual cassio soares visita o conterraneo passense, presidente do senado, rodrigo pacheco.
dia desses, com direito a um chá, tendo o congresso nacional como cenário. no planalto central/df

Sair da versão mobile