26 de abril de 2023
Cesar Tadeu
O cada vez mais poderoso Consórcio AMEG – da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – pilo ta amanhã sua 189ª Assembleia Geral Ordinária, das mais festivas, a ser realizada na sede da instituição, ali na Rua Benedita da Silveira Maia, no Jardim Pinheiros – onde não é nada fácil de conseguir um lugar a para estacionar.
Com caudalosa pauta, tipo apresentação da empresa vencedora do processo licitatório para Regularização Fundiária Urbana; a presentação e definição de produtos a serem expostos no stand ameguiano a bordo do 38º Congresso Mineiro de Municípios da AMM, em Maio; apresentação da proposta para os Jogos da Ameg e, a mais esperada entre as pautas, a confirmação da admissão dos municípios de São Sebastião do Paraíso e Vargem Bonita, no Consórcio AMEG…
…Lembrando que a citada AME G – para os íntimos, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande -, alcançou há poucas semanas o marco histórico de 22 municípios consorciados. Possível graças a a provação pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso (a quela, que diferente de uma outra casa tal & qual aí na região da AMEG, quer diminuir a quantidade de vereadores na casa) que autorizou o retorno de SSParaíso ao consórcio.
Senta que lá vem historinha: a AMEG foi fundada em 30 de Novembro de 1984 – nos tempos de Cóssimo Baltazar de Freitas, prefeito de Passos – como uma das 41 associações criadas nas Minas Gerais na época. O objetivo era descentralizar ações e subdividir as macrorregiões em microrregiões e, curioso, o critério utilizado para tal proposta considerou as bacias hidrográficas do Estado. E a identidade regional, os entroncamentos rodoviários. Assim sendo, por aqui – no Médio Rio Grande – a AMEG foi criada para abranger 22 municípios. Merrecas 9 cidades fizeram parte da associação em sua fundação….
…Ao longo de sua existência a instituição passou por uma verdadeira rotatividade de integrantes, uns entrando e saindo conforme as mudanças de dirigentes municipais. Entre 2007 e 2009 a AME G chegou a ter 19 municípios as sociados e o número começou a diminuir nos anos seguintes, chegando a merrequíssimos 8 integrantes em 2019…
…A transformação da associação em um consórcio público foi fundamental para a subsistência e crescimento da associação. Possibilitando a oferta de serviços como licitações conjuntas, serviços de engenharia, patrulha motomecanizada, castra móvel e o Serviço de Inspeção Municipal, aos associados, que viram vantagens em retornar ao consórcio.
Com o custo de manutenção da associação diminuindo, à medida que mais cidades aderiam ao Consórcio Público AMEG – criado no final de 2019 – tornando a participação bastante mais vantajosa para os municípios (a adesão de SSParaíso ao Consórcio, por exemplo, vai resultar em nova redução no valor de rateio dos serviços ameguianos!)…
…Como um dia previsto, hoje são parte do Consórcio AMEG os 22 municípios que compõem a Microrregião do Médio Rio Grande: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita. Vida longa ao Consórcio!
Revestimentos cerâmicos, porcelanatos, amadeirados, cimentícios são fundamentais. Mas para determinados acabamentos, determinados ambientes, nada substitui a solenidade da madeira. Para essas ocasiões a Ponto Bello tem a linha de produtos Triângulo – Pisos e Painéis. Produtos de madeira natural elaborados com alta tecnologia, reconhecidos mundialmente.
Em coleções que trazem padrões e cores variadas, seguindo tendências contemporâneas da arquitetura e decoração, para interiores e exteriores. Para revestimento de pisos, paredes, tetos ou onde seu projeto precisar de acabamentos especiais em madeira. Triângulo – Pisos e Painéis é mais uma exclusividade da Ponto Bello Acabamentos – loja única Portinari Concept/Deca Red na região. Na Lavras, esquina com Dr Ma nuel Patti.
videota, videasta, videorama, visionário, Itamar Bonfim – o primeiro cara a registrar em câmeras todos os movimentos e todas as cores de tudo que se movimenta e tem cor nessa Ardeia – movimentada e colorida! – vai aparecer assim: de terno, samba-canção vermelha com bolinhas brancas e chinelão havaianas.
Onde???
Na capa de seu livro – sim, Itamar Bonfim está finalizando um livro pra chamar de seu, bugrada!
“nem tudo foi festa” é o título da obra, onde Itamar vai contar um pouco da “vida atrás das câmeras”.
Em breve, nos melhores endereços. E isto não é fita!
Marcia Queiroz e o darling Frederico Ozanam dividem com o Governador Romeu Zema a pausa para um cafezinho …e a photo.
dia desses, de feriado de tiradentes passado na histórica tiradentes
A trilha sonora da solenidade não poderia ser mais eclética: dos obrigatórios e tradicionais hinos da ocasião, passando pelo tema de abertura da série “Game of Thrones” e quetais. No 21 de Abril passado na outrora capital das Minas Gerais – Vila Rica -, quando o governo do Estado protagonizou a 71ª cerimônia de entrega de meda lhas da Inconfidência Mineira.
A medalha e a solenidade, bugrada, foram criadas nos idos de 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Foi escolhido o Dia da Inconfidência Mineira – e data da morte de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, mártir da Independência do Brasil – para a distribuição da medalha. Que, na verdade, são três; ou em três graus de homenagens: a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência…
…No 21 de Abril de 2023, entre parlamentares e políticos aliados e de oposição, muuuuuitos juristas, jornalistas, alguns artistas, líderes religiosos, militares e instituições, foram medalhados pouco mais de 170 pessoas e instituições: do ex-presidente Michel Temer ao senador Sergio Moro e, entre os laureados com a “Medalha da Inconfidência”, o empresário Lucas Kallas – de vastos serviços e estreito passado com a cidade de Passos e os passenses…
…Ah, sim: como de praxe, in cautos! durante as comemorações do 21 de Abril, a cidade de Ouro Preto volta a ser, simbolicamente, a capital do Estado.
Sangue Azul: o melhor da moda masculina, do casual ao clássico, em lançamentos Outono/Inver no 23. Na Sangue Azul – butique masculina, na Avenida da Moda.
“Trajetórias e Expectativas do Espiritismo para o Novo Século” é o tema da Semana Espírita em Passos, iniciada no domingo passado (com direito até mesmo à presença do medium João Berbel incorporando o espírito do francano-que-virou-avenida Ismael Alonso y Alonso, na segunda-feira, abarrotando os espaços do Mercadão).
Na programação da Semana, Élcio Soares de Lima, da Associação Espírita Monsenhor João Pedro, capitanea os trabalhos de amanhã, quando o medi um/orador Marcos Paulo vai abordar, em palestra, as “Causas Atu ais das Aflições”. Ás 19h30, na Rua Varginha, 181, na Cohab I.
No Espaço “Odilon Ferreira da Silva” – que vem a ser o anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Passos/ACIP – acontece hoje assembleia geral de constituição da Associação Propassos e, na sequência, a eleição dos membros que deverão compor o conselho deliberativo, o administrativo e também o conselho fiscal. Fábio Pimenta Esper Kallas é o presidente da comissão organizadora. Reunião a partir das 20h.
Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os tempos atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.
Primeira choperia exclusiva da Heineken in Passos, a Orla Choperia – leiam Fulvio Stefanini Sil a & Patricia Bonfim – estreia seu cardápio de Inverno, recheado de massas frescas e molhos artesanais… italianíssimos. Enquanto pasto e antepasto não chegam à mesa, na Orla, todos os dias, das 17h30 ás 20h, tem chopp em dobro na casa. Na Avenida Arouca.
Para quando Maio vier, a Comitiva Solidários de Passos manda ver no sábado, 6 de Maio, no Crasem, um big show baile com Luan & Rafael, mais a participação especial de Morf Amorim comandando um bailão. Convites individuais custam a R$20,00.
Sem descanso, quando amanhecer o do mingo 7, os Solidários contra ata cam na cozinha do mesmo Cra sem e preparam um farto almoço à mineira: arroz, feijão tropeiro, carne de porco e salada. Convites para esta bocada também custam R$ 20, cada. Entre um prato e outro durante o almoço (das 10h às 16h) rolam com várias rodadas de Bingo e até um leilão virtual. Habilitem-se!
Enquanto isso, o pessoal do Ca nastra Racing também vai adiantando o expediente e dá conta de que falta menos de um mês para o “3º Passeio Ciclístico rumo ao Novo Santuário de Santa Rita” – o maior do mundo devotado à Santa Rita – na vizinha Cássia. O Passeio Ciclístico está marcado para 21 de Maio, com saída ali em frente à Capela da Penha, ás 5h30 da madrugada. Uma experiência de fé e superação, com realização dos Canastra Racing e do Santuário Santa Rita de Cássia…
…Se cuida, “Passos Motorcycle”. É que antes do passeio ciclístico no 21 de Maio, daqui a pouco, no domingo, 7 de Maio, o mencionado Santuário de Santa Rita de Cássia poe pra acelerar seu “1º Encontro de Motociclistas”.
Portugal ou Espanha? Ou Marrocos, Croácia! Ou algum resort ou uma praia do litoral brasileiro! Para saber das próximas saídas, próximos destinos via Munditur, ao vivo e no presencial, passe pela loja na Rua Santo Antônio, 63. Via Whatsapp, na bio Munditur. Ou teclar 35/3521-6373.
luxuoso é se vestir com o que te faz bem!
Inspirada nas grandes DIVAS, embalada pelo som dos clubes de jazz, suas bandas & backing vocals, A Nova D mergulhou na história desse
ritmo para sua coleção “diva” – o outono/inverno 2023 nova d.
peças com movimento, swing e romantismo, “diva” traz a música para a moda, numa atmosfera sedutora de deslumbre, diversão e uma constante sensação de ritmo, feminilidade e glamour.
Venha viver o seu próprio espetáculo.
Seu momento Diva está na flagship store Nova d, na avenida da moda
Participando em painel a bordo da “Lide Brazil Conference – London”, in Londres uai! o conterrâ neo presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco afirmou “que a realidade do Brasil não permite a opção pelo denominado “Estado mínimo”, conceito caracterizado pela redução da participação pública em vários setores do país”. Para o senador, o “Brasil convive ainda com déficits históricos de educação, de inclusão e déficits estruturantes na área social, que pre cisam ser enfrentados para que a diminuição da dependência das pessoas mais carentes do auxílio governamental seja efetivada”…
… E que, “para isso, precisamos fazer nossa economia crescer, pre cisamos gerar oportunidades e empregos, com a participação do Parlamento, que já produziu mui tos marcos legislativos e continuará empenhado na formulação e na aprovação de outras proposições necessárias para alavancarmos o país”…
…O LIDE em Londres foi realizado durante os dias 20 e 21 de Abril, reunindo economistas brasileiros de renome e políticos com larga carreira no cenário político nacional que apresentaram aos interessados vários panoramas sobre o desenvolvimento socio-eco nômico tupiniquim.
A propósito de Pacheco, todos por Furnas e tantos outros mais não se esqueceram: se o Lago de Furnas – o Mar de Minas – está com a sua cota lá nos píncaros de sua capacidade é muito por conta do presidente do Senado Federal. Que conseguiu reunir, ali á beira do reservatório, os responsáveis pela manutenção dos níveis do lago, ao lado dos que precisam do lago sempre na sua capacidade mais plena! Como lembra a escola da Madre Superiora: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Na câmara municipal de passos, 17 não!