Ícone do site Folhadamanha

Provas para concurso da ALMG serão realizadas neste domingo

BELO HORIZONTE – As provas da primeira etapa para as vagas de nível superior do concurso público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) serão realizadas neste domingo, 5. Segundo informações da ALMG, nos locais de provas, os portões serão abertos às 8 horas e fechados às 9 horas. A partir daí, não será mais possível a entrada.

Estão inscritos 33.411 candidatos para um total de 89 vagas de nível superior: quatro delas são para procurador e as demais, para analista legislativo, distribuídas em 31 especialidades.

No site da Fumarc, organizadora do concurso, o candidato pode imprimir o cartão de informação, que traz os dados pessoais e o local de realização desta primeira prova, a data e o horário, além do cargo/especialidade ao qual o inscrito vai concorrer, além de outras informações úteis.

As provas serão aplicadas em 21 locais com endereços diferentes, e para ter acesso a eles é necessário apresentar o documento de identidade usado na inscrição. O candidado deve ainda levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta e fabricada em material transparente.

A data das demais etapas da seleção serão divulgadas posteriormente. As vagas em disputa têm carga horária semanal de 30 horas e vencimento de R$ 10.091,58 para o nível superior. 

Concorrência

No domingo passado, 29, já fizeram as primeiras provas os inscritos para as vagas do ensino médio, sendo este o maior concurso do Legislativo mineiro em toda a sua história, levando em conta os inscritos para os dois níveis.

Entre as especialidades de nível médio e nível superior, a que tem menor relação candidato/vaga é a de Técnico em Telecomunicações, com 39,5/vaga. A maior concorrência é para a vaga de Enfermeiro (nível superior), com 1.485/vaga.

De acordo com o diretor-geral adjunto da ALMG e coordenador da Comissão de Coordenação e Supervisão do Concurso, Wamberto Dias da Silva, o último grande concurso da ALMG foi em 2007, portanto há 15 anos. 

“A reposição das vagas abertas por aposentadorias é fundamental para que a Assembleia continue prestando um serviço de qualidade para o cidadão mineiro”, diz ele.

Assim, o concurso em andamento está sendo feito para repor vagas abertas com a aposentadoria de servidores, sem a criação de novos cargos. 

Pessoas com necessidades especiais

Do total de inscritos para o nível superior, 246 candidatos deverão ter atendimento em condições especiais, sendo 214 pessoas com deficiência e 32 lactantes, estas contando com espaço para amamentação.

Todos os candidatos que solicitaram condições especiais farão as provas no campus da PUC Coração Eucarístico, na Capital, nos prédios 12, 25, 26, 34 e 44. As lactantes serão atendidas no prédio 20. 

Sair da versão mobile