Luciene Garcia
PASSOS – Moradores do Jardim Florença reivindicam melhorias no bairro e uma solução para o problema no acesso ao local. Para chegar ao bairro, uma das alternativas é pela avenida Coimbras, por um trecho que passa embaixo das linhas de transmissão de energia elétrica e não tem iluminação. Eles reivindicam a conclusão da rua Campos Gerais, que liga o Florença ao Coimbras e também fica sob as linhas de transmissão.
Na última quarta-feira, 27 de setembro, representantes dos moradores se reuniram com o promotor de Justiça Antônio José de Oliveira, o vereador Francisco Sena, o gerente de relacionamento da Cemig, Alexandre Silveira, e a diretora do Departamento do Controle Urbanístico, Tereza Cristina Silva Leriano, para tratar das reivindicações.
O objetivo foi discutir a representação do vereador em relação ao acesso, a falta de iluminação e de calçada no trecho embaixo das linhas de transmissão e falta de atendimento dos Correios no local.
Após a reunião, o promotor disse que vai oficiar a Secretaria de Obras da prefeitura para que apresente um cronograma da construção de calçada e da iluminação na Rua Coimbras, e à empresa empreendedora Joaquim Vilela Antunes para que verificasse a possibilidade de criar um outro acesso ao bairro pela continuação da rua Urias, seja construindo uma rua ou uma pista de caminhada, evitando o trânsito de carros, mas permitindo o acesso por pedestres. Ele ressaltou que o Ministério Público está atento às demandas dos moradores e busca uma solução justa e equilibrada para o caso.
O representante da Cemig afirmou que, no trecho que fica na divisa dos bairros Coimbras e Florença, passam duas redes, de Furnas e da Cemig, e a preocupação é de risco de acidente que possa causar danos, o que inviabiliza a passagem no local. Segundo ele, três alternativas foram apresentadas, sendo um que a escolhida foi a interrupção da rua e o desvio do tráfego para a avenida Projetada, com adaptações.
Com relação à iluminação na rua Coimbras, ele afirma que é possível e viável instalar postes menores com rede subterrânea, não havendo riscos. Quanto à calçada na mesma rua, ele reconheceu que é uma obra necessária e urgente.
Para solucionar o problema no trecho da Campos Gerais, o representante da Cemig Alexandre Silveira, sugeriu que uma nova passagem seja aberta para ligar os dois bairros pela continuação da rua Urias.
Para o vereador Francisco Sena, a situação dos moradores do Jardim Florença exige solução por parte da prefeitura.
A Secretaria de Obras foi procurada, mas, por intermédio da assessoria de comunicação da Prefeitura, informou que deve se manifestar sobre o assunto na segunda-feira, 2.