Destaques Geral

Projeto VI-venciando atende idosos no bairro Novo Horizonte  

4 de julho de 2024

Encontros acontecem todas as terças e quintas-feiras, na rua Dos Contabilistas, nº 243 / Foto: Divulgação

CARLOS RENATO

 

PASSOS – O projeto social VI-venciando beneficia cerca de 30 idosos que moram no bairro Novo Horizonte, em Passos. O programa oferece lazer, oficinas, palestras e atividades sobre educação financeira, alfabetização, consultoria jurídica, interação e bem-estar, contribuindo para o cotidiano e para o envelhecimento saudável dos usuários.

Segundo informações da assistente social e coordenadora do projeto, Eleusa Oliveira, o VI-venciando surgiu no ano passado no bairro Penha. “A minha intenção é levar o projeto para todos os bairros da cidade. No Novo Horizonte, nós começamos em maio e vamos até outubro, por um período aproximado de seis meses”, afirmou.

“O projeto é composto por várias oficinas, com a ajuda e participação de uma terapeuta, que trata sobre vivência, dos problemas do dia a dia, do cotidiano, com temas direcionados aos assuntos que ajudem os idosos a criar novos hábitos, para que saiam do estágio pós pandêmico de depressão, para que tenham um lugar para passear e para participarem de dinâmicas e brincadeiras”, disse Eleusa, sobre a importância e objetivo dos encontros.

Conforme a coordenadora, os usuários também recebem informações assistenciais e de consultoria jurídica, que são relevantes para a terceira idade. “Oferecemos aulas de legislações, que são ministradas por uma bacharela em Direito, onde trata sobre as leis, como o Estatuto do Idoso, benefícios assistenciais e previdenciários, orientações sobre possíveis problemas que possam enfrentar no INSS”, disse.

“Neste ano, eles estão bastante interessados sobre a Lei do Superendividamento, que é uma norma nova e, por surpresa nossa, todos os usuários estão enquadrados nessa lei, com sérias dificuldades financeiras por conta de descontos de empréstimos e financiamentos contraídos, com valores superiores a margem permitida. É uma das demandas que identificamos durante os encontros”, ressaltou.

Segundo Eleusa, os encontros do projeto também oferecem aulas de educação física e voltados para a saúde e bem-estar. “Temos as atividades físicas, que são exercícios fáceis, que podem praticar também na casa deles, tudo bem simples para que possam se exercitar com segurança”, afirma.

A assistente social ressalta ainda o alto índice de analfabetismo. “Por conta disso, temos a oficina ‘Apreender Mais’, onde oferecemos aulas de escrita e interpretação de texto, com estudos das vogais e de caligrafia, por exemplo, onde também passamos algumas atividades para fazer em casa, que contribuem para uma melhor dignidade e cidadania”, disse.

“Temos também oficinas sobre autoestima e autocuidado, que inclui de higiene pessoal nos pés, axilas, pele, mãos e aulas sobre técnicas de maquiagem”, disse.

A coordenadora afirma que, nos próximos meses, os idosos terão aulas de informática e orientações sobre cuidados com golpes e senhas de banco, uso de redes sociais e de aplicativos. Eleusa prepara ainda aulas de artesanato com pintura em vidros e decupagem, que podem servir como uma fonte de renda.

Os encontros do projeto acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Igreja Adventista, que fica localizada na rua Dos Contabilistas, 243. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone: (35) 99800-0966.

Programação de julho

Nesta quinta-feira, 4, o projeto oferece uma palestra motivacional intitulada “Seu sorriso vale muito”. Na próxima terça-feira, 9, aulas sobre cuidados com a pele e sobrancelha, além de brincadeiras sobre ditado mudo, memoria auditiva e interpretação de música.

No dia 11 de julho, será promovida a atividade “Eu, treinando números e dinheiro”, sobre educação financeira. No dia 16 de julho, serão realizadas dinâmicas sobre economia e forma de economizar. No dia 18, terá evento que trata da gentileza. E no dia 23, aula sobre maquiagem e atividades com quebra cabeça.