24 de julho de 2024
AMDT auxilia, por exemplo, na confecção, elaboração e encaminhamento às pessoas que buscam por um emprego ou recolocação profissional / Foto: Divulgação
CARLOS RENATO
PASSOS – O projeto social “Ação Mãos Dadas ao Trabalhador” (AMDT) de Passos promove divulgações sobre oferta de vagas de empregos e busca garantir a inserção profissional às pessoas que estão desempregadas no município.
O projeto, que surgiu em 2020, atende gratuitamente e disponibiliza pelas redes sociais, em média, de 30 a 40 vagas por dia, com o objetivo de democratizar o acesso e oferta de empregos e na recolocação ao mercado de trabalho, além de auxiliar as empresas que buscam mão de obra qualificada.
Segundo o responsável e um dos idealizadores do projeto, Douglas Quintino, o AMDT surgiu após observações de informações sobre vagas de empregos, que estão principalmente dispostas pelas redes sociais, e a falta de apoio que as pessoas têm ao procurar por essas vagas.
“A partir disso, percebemos que em grupos de WhatsApp, por exemplo, apareciam muitas vagas de empregos. Porém, existia uma deficiência nesse processo, que diz respeito a falta de feedback e de suporte ao candidato à vaga oferecida”, ressaltou.
Segundo ele, a maioria das vagas que são anunciadas com falta de informações relevantes ou trazem informações incompletas. “As vezes, o anúncio vinha faltando o endereço de encaminhamento do currículo ou falta de esclarecimentos do que se trata e para que serve determinada vaga de emprego. Com isso, começamos a captar essas falhas em prol do trabalhador”, enfatizou Douglas.
De acordo com o responsável, o projeto também orienta na elaboração de currículos, com o devido cadastramento em plataformas que algumas empresas utilizam para captar colaboradores.
“Fazemos análise de currículos para identificação de falhas de informações básicas e na formatação desses documentos necessários. Buscamos levar disciplina aos que procuram por emprego e sinalizamos a importância em buscar essas vagas disponíveis em tempo real, para sair na frente em uma eventual entrevista”, disse.
Ele alerta ainda para os golpes e fake News que acontecem nas redes sociais sobre falsas ofertas de empregos, que utilizam desses mecanismos para aproveitar da vulnerabilidade e do desespero de pessoas que buscam uma oportunidade.
“Buscamos entrar em contato com a empresa para trazer mais informações assertivas e precisa, para criar essa ponte entre candidatos e empregadores, para facilitar esse acesso, concentrar dados e possibilitar um maior número de pessoas para se candidatar em determinada oferta de vaga verdadeira”, informou.
Para ele, o emprego é um dos tripés da qualidade de vida da sociedade, que caminha junto com a saúde e educação. “Sendo assim, ele (emprego) abre portas e oportunidades para àqueles que necessitam dessa ajuda e para as empresas que pretendem contratar funcionários qualificados”, destacou Douglas, sobre a importância do projeto na comunidade.
Vagas
As vagas de empregos divulgadas veem dos municípios de Passo, Itaú de Minas, Cássia, Pratápolis e São João Batista do Glória. “Mesmo as vagas sendo para essas cidades, o alcance que o projeto proporciona e inimaginável. Recebemos muitas mensagens de pessoas de outras localidades que também estão interessadas nas ofertas de empregos”.
Ele destaca ainda que, a maioria das vagas são oriundas do setor do comércio. “Vagas em supermercados, lojas de vestuário e marcenarias são bastante frequentes e lideram essa procura por mão de obra, tendo em vista a dificuldade de contratação, principalmente pela carga horária. O projeto então contribui para auxiliar essas empresas a conseguirem trabalhadores qualificados”, enfatizou Douglas.
Para mais informações sobre oferta de vagas, o interessado deve acessar a página no Facebook e Instagram: Douglas Quintino AMDT, ou pelo WhatsApp: (35) 9 8889-0292.