Destaques Educação

Projeto sobre leitura atende 70 crianças em Bom Jesus da Penha

23 de maio de 2023

Projeto “Meu Amigo Livro” destaca evolução e desenvolvimento de estudantes da rede pública de ensino./ Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

B. J. PENHA – Com objetivo de desenvolver o hábito da leitura, a Prefeitura de Bom Jesus da Penha promove, desde 2019, o projeto “Meu Amigo Livro”, na Biblioteca Pública Municipal Professor Donizete André Gomes. Segundo a prefeitura, as duas turmas do projeto contemplam cerca de 70 crianças e cinco adultos. o projeto já atendeu mais de 200 pessoas.

De acordo com a secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Liliana das Graças Tame Lima, o projeto é desenvolvido de segunda-feira a sexta, com auxílio de duas professoras, onde as crianças e adultos desempenham atividades voltadas para a produção de um livro físico. O projeto já atendeu mais de 200 pessoas.

Segundo a secretária, no final do curso os livros confeccionados são expostos na “Noite de Autógrafos”, que neste ano está prevista para ocorrer no final de julho ou começo de agosto. Segundo ela, os temas são variados, sendo que, alguns leitores preferem contos e outros poemas. Ela observa que as crianças que passam pelo “Meu Amigo Livro” amadurem intelectualmente e desenvolvem interesse pela leitura de materiais impressos.

A cada livro que escrevem, melhoram muito na escrita, na redação e no vocabulário. O desenvolvimento é bem grande. Todas as crianças passam a gostar de ler, começam a frequentar a biblioteca fora de horário. Esse é o nosso objetivo”, disse a secretária, ressaltando o amadurecimento intelectual e o interesse pela leitura que os participantes desenvolvem durante o projeto.

Além de produzirem os textos, segundo Liliana, as crianças também são responsáveis pela ilustração do material. “Hoje, a gente imprime os livros na biblioteca, mas seria melhor na gráfica. Para isso, precisa de mais investimento”, disse a secretária, afirmando que a prefeitura investe, em média, R$ 15 mil anualmente na compra de papéis, tinta para impressora e demais utensílios.

A secretária também enfatizou a dificuldade de expansão do projeto por conta da baixa quantidade de profissionais atuando no setor.

Atividades lúdicas

De segunda-feira a sexta as crianças do ensino fundamental participam de um projeto que busca incentivar as potencialidades dos estudantes fora do horário de aula. Entre os turnos da manhã e tarde (das 8h às 11h e das 13h às 16h) acontecem aulas de dança, artesanato, computação, teatro, música e bordado. Segundo a secretária, um rodízio é feito entre os estudantes para que todos possam desempenhar as atividades desejadas.