Carlos Renato
PRATAPÓLIS – A produtora cultural ‘Laboratório de Criar’ promoveu, nesta semana, uma oficina de fotografia na Escola Estadual Doutor Farid Silva, em Pratápolis. O projeto, intitulado “Click Jovem”, capacitou cerca de 60 alunos com idade entre 15 e 17 anos e matriculados no ensino médio da instituição de ensino. O curso foi ministrado pelo fotógrafo Flávio Europpa.
Segundo o organizador do projeto, Lucas Jesus, o “Click Jovem” surgiu em 2024, em Passos, com o objetivo de levar uma abordagem prática e criativa sobre a fotografia.
“O projeto introduz conceitos fundamentais da fotografia, que estimula os jovens a terem um olhar mais atento e crítico sobre o cotidiano, além de incentivar a expressão artística por meio das imagens”, afirma.
Lucas ressalta ainda que a capacitação é necessária na atualidade. “Os jovens estão em constante contato com a fotografia por meio dos smartphones e redes sociais. No entanto, poucos têm acesso a orientações técnicas que os ajudem a utilizar a fotografia como forma de expressão artística e intencional”, aponta.
Conforme Lucas, por conta disso, o “Click Jovem” nasceu oferecer essa base de conhecimento, incentivando a criação de narrativas visuais que reflitam a realidade da juventude na cidade.
“As oficinas foram ministradas pelo fotógrafo Flávio Europpa e voltadas para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. A programação contou com uma explanação teórica, na qual foram apresentados os conceitos básicos da fotografia de maneira acessível e visual, seguida por uma prática dirigida com exercícios orientados, que estimularam a criatividade, a experimentação e o desenvolvimento de um olhar autoral por parte dos participantes”, ressalta Lucas, sobre o conteúdo programático da oficina.
Realizado pela produtora cultural ‘Laboratório de Criar’, o projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Pratápolis. A intenção é levar o projeto para outras cidades da região.
Fotos: Divulgação