6 de novembro de 2024
ATENDIMENTO GRATUITO ESTÁ DISPONÍVEL NO SANTUÁRIO DA PENHA E TAMBÉM NA PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU, EM PASSOS, E ACONTECE A 15 DIAS COM AGENDAMENTO / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – O projeto “Prevenção ao Suicídio” oferece consulta gratuita e quinzenal com psicólogo à população que não tem condições financeiras de arcar com o serviço em Passos. O atendimento ocorre no Santuário Nossa Senhora da Penha e na Paróquia São Judas Tadeu.
Segundo o idealizador do projeto, o psicólogo Diego Araújo, a ideia surgiu em fevereiro deste ano, com o objetivo principal em oferecer consultas com terapeuta a pessoas em vulnerabilidade econômica, além de promover a cidadania e os direitos individuais do paciente.
“De início a motivação veio através do pároco Aloisio Alves, do Santuário Nossa Senhora da Penha, e como psicólogo e educador, observando o grande índice de suicídio em Passos resolvi desenvolver esse projeto”, disse.
Conforme o profissional, o projeto atende cerca de 20 pessoas por mês, com atendimento agendado e presencial nos dois pontos de encontro no município.
Para ele, o assunto é delicado, principalmente quando acomete os adolescentes. “Por conta da falta de perspectiva de futuro que a depressão traz, aliado a questões econômicas, sociais, políticas, falta de um emprego, dessa fluidez do mercado de trabalho, da formação profissional. Eu acredito na importância de escutarmos a dor da outra pessoa”, destaca.
Segundo o profissional, os sistemas de saúde não conseguem abarcar e impedir todos os casos de morte por suicídio de pessoas com depressão severa, sendo uma doença complexa que pode iniciar desde a infância.
“É preciso romper as barreiras que nos impedem de falar abertamente sobre o assunto. É a segunda maior causa de morte entre 18 e 29 anos e, também, é o principal motivo de incapacidade na realização das tarefas sejam quais forem. Na juventude, a depressão se alastra e desafia pais e professores. O suicídio é a expressão da dor, do desespero e da desesperança”, alerta o psicólogo.
“Ao divulgar conhecimento sobre o assunto, cumpre-se a missão de ‘quebrar o tabu’ e favorecer o bem-estar do indivíduo com depressão e de sua família”, ressaltou Diego.
Segundo o psicólogo, o principal objetivo da psicanálise é ajudar o paciente a compreender a origem dos comportamentos disfuncionais, traumas e pensamentos equivocados.
“Ele aprende que muitas de suas atitudes e modos de pensar podem possuem relação com acontecimentos do passado que deixaram marcas. Sendo assim, há oito meses esse projeto vem trazendo, aos que procuram, não somente um alívio, mas um norte e um autoconhecimento de suas realidades para que possam viver melhor”, esclareceu.
O interessado em participar dos atendimentos psicológicos deve procurar pessoalmente a secretaria das paróquias, ou ainda entrar em contato pelos telefones: (35) 3521-3538 (Santuário) e (35) 3226-6919 (São Judas). Os atendimentos ocorrem individualmente e necessitam de agendamento prévio.
CVV
Além do projeto, o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.