S. J. B. GLÓRIA – Um projeto voltado para identificar e tratar problemas oftalmológico das crianças glorienses, que foi idealizado pelo vereador Danilo Soares Marques de São João Batista do Glória, e custeado quase que totalmente com sua emenda impositiva, foi apresentado em um dos maiores congressos da América Latina voltado para as secretarias de saúde, no período de 16 a 19 de Julho em Goiânia., tornando-se um caso de sucesso.
O projeto consiste em levar oftalmologista e os exames para dentro das escolas do município e ofertar tratamentos como óculos para quem for diagnosticado com alguma especificidade. Um dos objetivos principais é a melhora do rendimento e aprendizado das crianças em idade escolar de 3 a 11 anos, por meio de ações de saúde visual.
Para o vereador, a identificação e o tratamento precoce resulta em ótimas perspectivas para a criança “Ao descobrirmos problemas visuais no início, e corretamente tratado, melhora assim a qualidade de vida, melhora o aprendizado a socialização e muito mais. Além disso o projeto gera agilidade na disponibilização dessas consultas, porque é muito mais fácil deslocar o profissional até as escolas, do que levar todos os alunos até ele”, destacou Danilo Soares Marques.
No congresso, estiveram presentes representando o município gloriense o Diretor de Saúde Edivaldo Almeida, juntamente com a Secretaria de Saúde Silvania Vilela.
Com o tema “Comprometimento com a Saúde Visual Infantil no município de São João Batista do Glória”, o projeto gloriense ficou em 12º lugar dentre 67 de todo o estado de Minas Gerais escolhido para fazer a apresentação no XXXII CONGRESSO CONASEMS. O documento ainda foi publicado na revista Experiências Exitosas 2023 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais.
Para Edivaldo, diretor de saúde e responsável pela formatação e exposição do projeto durante o congresso, é muito gratificante a participação e a apresentação em um congresso onde envolve todo o território brasileiro “Além de gerar conhecimento, a oportunidade também de compartilhar experiências com diversas áreas da saúde que envolvem o SUS”.
Para a secretária de saúde, Silvania Vilela, a participação do município é importante pois a troca de experiências enriquece o SUS, e o conhecimento adquirido nas palestras retorna como ações de saúde para a população. Com a apresentação, o projeto gloriense recebeu certificado, concorreu a premiações, e também foi publicado na Revista Regional do COSEMS-MG.
O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS – nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. Desde 1988 promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.