Destaques Política

Projeto em Paraíso cria política para pessoas com fibromialgia

7 de março de 2024

Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião do Paraíso analisa um projeto que prevê o reconhecimento dos direitos e necessidades das pessoas com fibromialgia e a criação da Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.

Segundo informações do Legislativo, as diretrizes dessa política municipal envolvem o atendimento multidisciplinar; a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para esse público; a disseminação de informações sobre a fibromialgia; a capacitação de profissionais especializados para atendimento a pacientes e familiares; o estímulo à inserção da pessoa com fibromialgia no mercado de trabalho.

Dentro dessa proposta, é considerada pessoa com fibromialgia aquela que, avaliada por médico, preencha os requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Ela será identificada por meio de cartão, adesivo ou similar expedido por autoridade competente.

A vereadora Maria Aparecida Cerize é autora do projeto e disse se considerar uma “ex-fibromiálgica”, após receber tratamentos adequados. “A fibromialgia é, muitas vezes, subestimada – não se chega a um diagnóstico da doença. As pessoas com fibromialgia têm dores pelo corpo, às vezes insuportáveis, têm insônia, depressão, dificuldades de trabalho… Você olha para elas e parece que elas não têm nada porque fisicamente não aparenta nenhuma lesão ou corte visível. Mas são dores físicas limitantes”, afirmou.

Cidinha informou ainda que já realizou “trabalho junto à Secretaria Municipal de Saúde pedindo a criação de um fluxo de atendimento para diagnosticar os pacientes que têm fibromialgia e depois direcioná-los aos tratamentos adequados”. Segundo ela, não se sabe ainda a quantidade de pacientes que têm fibromialgia em São Sebastião do Paraíso, os quais não foram diagnosticados e não estão recebendo o tratamento adequado.

Esse projeto de lei, portanto, pretende atuar na sensibilização e conscientização sobre a doença, bem como sugere medidas de apoio social e psicológico. A matéria em discussão se propõe também a facilitar o acesso dos pacientes a tratamento adequado e oportuno, o que pode envolver a criação de centros especializados, treinamento de profissionais de saúde e a implementação de políticas que facilitem o acesso a medicamentos e terapias relevantes.

Saiba mais

A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.

A FM é bastante comum, afetando 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas. Geralmente afeta mais mulheres do que homens e aparece entre 30 e 50 anos, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos com FM.