Destaques Educação

Projeto Educafro inicia inscrições em cursinho pré-vestibular em Passos

27 de janeiro de 2024

NÚCLEO DÉRCIO ANDRADE COMPLETA 25 ANOS EM AGOSTO DESTE ANO./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – A direção do Núcleo Dércio Andrade (Educafro) inicia nesta segunda-feira, 29, o prazo de inscrição para 45 vagas no cursinho Pré-Vestibular Comunitário. Segundo a entidade, as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro e a lista dos primeiros selecionados deve ser divulgada no dia 18 de fevereiro, com início das aulas no dia seguinte.

De acordo com a direção, os alunos interessados devem comparecer na sede do estabelecimento de ensino, cedida pela direção do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, com entrada pelo portão da Rua Santa Inês, entre 19h e 21h. Os interessados devem estar munidos de cópias do Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio; RG; CPF; das três últimas contas de água e luz da residência onde mora; dos holerites do candidato e dos familiares, caso não tenha, deve preencher uma declaração de próprio punho constando o valor da renda ou a inexistência.

Segundo a direção, é solicitado uma taxa mensal no valor de R$ 40 para cobrir as despesas com material de limpeza e materiais didáticos utilizados pelos professores.

Projeto

A Educafro é um projeto voltado para a conscientização da cultura negra, com objetivo principal em inserir e garantir a permanência das pessoas com mais vulnerabilidade social dentro das universidades públicas, ou ainda nas particulares, por meio de bolsas de estudo que podem a chegar a 100%.

De acordo com a professora e membro da coordenação do cursinho, Marli Ferreira, o projeto prioriza as pessoas com menos recurso financeiro, a população preta e os idosos.

“O Núcleo abre inscrição a qualquer estudante com o ensino médio completo, porém há regras para a seleção. Deve ser negro e receber até um salário-mínimo. Mas as pessoas enquadrarem em todos os quesitos, exceto em relação a cor ou raça, também serão matriculados. Como tem 45 vagas, deve haver uma lista de interessados excedentes para o chamamento em casos de desistências. A prioridade é realmente os mais pobres”, disse.

Segundo a coordenadora, as aulas serão ministradas entre 19h e 21h, de segunda-feira a sexta-feira, capacitando os discentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma novidade. Segundo ela, além das disciplinas curriculares, o curso também oferece aulas sobre “Práticas de Cultura e Cidadania”, com conteúdo sobre os povos e como são expressados de múltiplas formas, como participam no destino da sociedade e direitos políticos e sociais.

Segundo Marli, o curso deve estender até a primeira quinzena de novembro, pouco antes do Enem, para que os candidatos participem das provas e dos vestibulares de universidades públicas e particulares. O Núcleo ainda fornece declaração de hipossuficiência financeira caso algum aluno de consiga bolsas de estudo.

Conteúdos

Conteúdos programados no cursinho são: Matemática, Química, Física, Biologia, Gramática, Literatura, Redação, Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Segundo a coordenadora, o Núcleo conta com nove professores voluntários: Maurício, Rosânia, Bruno, Marcos, Betânia, Abdul, Edmilson, Glau e Marli.

“Temos parceiros que não atuam diretamente nas salas de aulas, mas que nos apoiam com palestras e outros serviços, como informações de concursos, por exemplo. Somos gratos pela importância dos padres rogacionistas que cedem toda a estrutura física sem cobrar nada”, ressaltou a coordenadora.

Segundo levantamento realizado pela instituição em 2023, sete alunos do cursinho Pré-vestibular Comunitário – Educafro foram matriculados em cursos universitários na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IfSulMinas), unidades de Passos.