VARGEM BONITA – A Prefeitura de Vargem Bonita concorre como finalista da etapa estadual no XII Premiação Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O município disputa na categoria “Empreendedorismo na Escola”, com o projeto “Escolito: Aprendendo a Empreender”.
Segundo o Sebrae, além de Vargem Bonita, disputam também na fase final desta categoria a Prefeitura de Ituiutaba, com o projeto “Aprendizado para vida”, e a Prefeitura de Varginha, com o projeto “1º Gintech- Gincana de Tecnologia da Rede Municipal”.
De acordo com a entidade, 24 municípios concorrem com 30 projetos, em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial. Ao todo, mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios no estado foram inscritos.
Segundo o Sebrae, os vencedores serão conhecidos no dia 17 de abril, em solenidade na sede do Sebrae Minas, a partir de 9h, com transmissão ao vivo pelo Youtube da instituição. Os projetos vencedores em cada categoria concorrerão na etapa nacional.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o objetivo da premiação é garantir um ambiente propício à atividade empreendedora é fundamental para impulsionar os pequenos negócios, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico local.
“Essa transformação passa pelo desenvolvimento do território e dos pequenos negócios, que contribuem de forma significativa para a melhoria das condições de vida da população. Por isso, o Prêmio é importante para disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo”, frisou o presidente.
Sobre o PSPE
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. São avaliadas as iniciativas que transformam o ambiente de negócios nos diferentes territórios do Brasil, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.
O PSPE reconhece e dissemina boas práticas de gestão pública municipal que geram impactos positivos para microempreendedores Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Agricultores Familiares, Produtores Rural, Pessoa Física, Artesãos, e Empreendimentos Econômicos Solidários, por consequência, para o desenvolvimento econômico local.
Em mais de 20 anos de premiação, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, antes conhecido como Prêmio Prefeito Empreendedor, recebeu mais de 11 mil inscrições e premiou mais de mil práticas, que serviram de exemplo e deram orgulho para a população dos municípios brasileiros.