6 de março de 2025
Alunos da Uemg e do IF podem se inscrever em projeto de participação política da USP / Foto: Reprodução
PASSOS – A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições, que seguem até 14 deste mês, para o Nexo Governamental XI de Agosto, projeto de extensão acadêmica que busca fomentar a participação política e o debate qualificado entre os Três Poderes e a sociedade civil.
Segundo Leonardo Carvalho, graduando em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), campus Passos, e membro do projeto, o único requisito para se inscrever é ser graduando, pós-graduando, mestrando ou doutorando. Ele também relata algumas das experiências vividas no projeto.
“Ano passado organizamos o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo em parceria com o Flow Podcast. Além disso, fizemos duas excursões a Brasília, uma no começo do ano e outra no final. Em ambas, nos reunimos com autoridades da República, ministros do STF, do STJ, do TSE, o diretor geral da PF, o presidente da República, senadores, deputados e ministros”, diz Leonardo.
“Participamos do julgamento da descriminalização da maconha e do G20. Propomos, em 2023, um Projeto de Lei para alterar o Código Eleitoral e, em 2024, participamos de uma audiência pública para viabilidade de Lei sobre o parto humanizado. Estamos com processo seletivo aberto para novos membros. Buscamos ampliar o alcance da extensão, hoje já presente em 17 estados e 80 universidades”, aponta o estudante.
As inscrições tiveram início em 24 de fevereiro e se encerram às 23h59 de 14 de março, e devem ser feitas a partir de formulário disponível no Instagram do projeto (@nexogovernamental). Após essa etapa, serão realizadas entrevistas e dinâmicas em grupo com os escolhidos, entre 22 e 30 deste mês.
Entre 4 e 7 de abril, os selecionados deverão apresentar uma solução para uma situação-problema específica da área escolhida. O enunciado e o formulário de envio serão enviados por e-mail no dia 4, e a resposta deverá ser enviada até 7 de abril às 23h59. O não envio dentro do prazo resultará em desclassificação automática.
O resultado final será divulgado no dia 10 de abril, e os aprovados serão contatados por e-mail. A integração oficial ocorrerá no dia 12 de abril. Para estudantes em São Paulo, a integração será presencial. Para os de outros estados, como Minas Gerais, haverá a opção de participação em regime híbrido. A presença é obrigatória.
Os estudantes de outras universidades, como Uemg e IF Sul de Minas, receberão, ao final do semestre, um certificado de 90 horas de atividades extensionistas, que poderá ser utilizado para a validação de carga horária complementar conforme as normas de sua instituição de ensino.