Débora Meira
ALPINÓPOLIS – Participantes projeto “Dança para Elas”, promovido pela Prefeitura de Alpinópolis, visitaram a cidade de Holambra, no interior de São Paulo. O projeto foi criado, em 2022, com objetivo de ampliar o número de atividades oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e também a idade do público atendido.
Segundo a secretária de Assistência Social, Miriam Lima, cerca de 70 mulheres, com idade acima de 18 anos, participam do “Dança com Elas”.
“A ideia surgiu da necessidade de ampliar as idades atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como previsão aumentar e acrescentar novas atividades neste projeto, por se tratar de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, visa garantir o direito à convivência familiar e comunitária, promovendo a inclusão, qualificando e valorizando a sua participação através de atividades diversas, abrangendo as dimensões de suas vidas como indivíduo e cidadão”, disse.
As aulas ministradas no projeto têm duração de uma hora e apresenta vários ritmos musicais populares para proporcionar o relaxamento, socialização e o equilíbrio da saúde física, mental e social.
“É uma atividade de extrema importância, onde as usuárias têm a oportunidade de socialização e integração entre os pares, sendo as ações dentro do projeto de intervenção social, educativa, formadora, transformadora, deliberada e planejada, produz situações desafiadoras que estimulam e orientam as mulheres a se posicionarem em suas vivências nos grupos, na família e na comunidade, visando valorizar a pluralidade e a singularidade da sua condição etária e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizando-as para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio, reconhecer, garantir e ampliar direitos, estimular práticas associadas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo, introduzir conhecimentos e desenvolver habilidades gerais e capacidades transversais úteis à vida”, afirma.
Para participar é totalmente gratuito, como todos os projetos desenvolvidos pelo Cras, aponta a secretária. Para se inscrever, basta procurar o Cras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, munidos de documentos pessoais, disse ela.