Débora Meira
PASSOS – A Prefeitura Municipal de Passos realizou nesta última sexta-feira, 28, o projeto ‘Conectando Oportunidades’, no Mercadão Municipal. O evento teve início às 9h e ofertou 200 vagas de emprego. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Passos (Sedest), o projeto contou com a participação de cerca de 380 pessoas.
De acordo com a secretária, Carla Alessandra Santos Pimentel, a Sedest tem um programa em desenvolvimento que deve oferecer ainda mais oportunidades de emprego para a população.
“O Acessuas Mundo do Trabalho visa reinserção do cidadão no mercado de trabalho para que ele volte a ter renda, faça parte do processo de desenvolvimento econômico do município, melhorar a qualidade de vida na comunidade. Já estamos desenvolvendo esse trabalho. Hoje, a equipe desse projeto, teve a iniciativa de fazer esse evento, tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico do município, principalmente com a vinda de novas fábricas e novas oportunidades”, disse.
“O Acessuas está presente em todos os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Então durante o ano essas unidades estão aptas para receber as inscrições das pessoas que estão em busca de emprego. O ‘Conectando Oportunidades’ foi o primeiro evento, de muitos que virão, em parceria com várias empresas”, ressaltou a secretária.
Segundo ela, durante a pandemia várias empresas fecharam as portas e muitos cidadãos ficaram desempregados. Após esse período, a secretaria acredita na retomada da economia e da melhoria no mercado de trabalho.
Para o analista de departamento pessoal, Douglas Leomir, que participou do projeto, as principais vagas procuradas foram na área administrativa, com faixa etária de 16 a 40 anos. “Nossa empresa recebeu 137 visitas. No nosso estande abrimos entre 30 a 40 vagas. Além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, nós também divulgamos um pouco do nosso trabalho”, disse o analista, que pretende participar de outros eventos da Sedest.
De acordo com a analista de gestão de pessoas, Ana Paula Maia Benjamin Miareli, foram realizadas a triagem de 198 currículos durante o projeto. “É de suma importância a participação em eventos como este para aproximar a empresa da comunidade e dar mais oportunidades aos cidadãos, inclusive para promover os cursos técnicos ofertados durante o ano”, comentou.
Segundo a estudante Yasmin Gabriela Silva Rites, participar do projeto foi uma iniciativa necessário para procurar um emprego. “Eu estava procurando alguma vaga na área administrativa, deixei meu currículo em vários estandes para não depender apenas de um local. Esse evento é muito interessante porque ajuda e dá oportunidade para as pessoas, por exemplo, eu necessito de um emprego para ajudar nas despesas da minha casa e com esse evento tive a oportunidade de conversar com os funcionários da empresa e esclarecer algumas dúvidas”, comentou.
Já para a técnica em administração, Mariana de Souza Teixeira, as oportunidades de trabalho não corresponderam as expectativas. “A maioria das vagas era relacionada a trabalho braçal e poucas pessoas conseguem fazer esse tipo de serviço. Eu senti falta de opções condizentes com a área que eu estava procurando, como em escritórios”, queixou.