19 de fevereiro de 2025
projeto desenvolvido no campus da Ufla em Paraíso em parceria com startup utiliza inteligência artificial para análise cadastral do setor de vendas diretas / Foto: Reprodução
S. S. PARAÍSO – Um projeto desenvolvido no campus Paraíso da Universidade Federal de Lavras (Ufla Paraíso) em colaboração com a startup UP Vendas foi selecionado pelo programa Impulsiona Startups, da Serasa Experian.
Segundo informações da Ufla, o projeto utiliza inteligência artificial para otimizar a análise cadastral, aumentando a aprovação de usuários sem comprometer a segurança e tem a inovação na análise de fraudes no mercado de vendas diretas como um dos temas centrais.
No ano passado, ele foi um dos três desenvolvidos na Ufla aprovados na Chamada Compete Minas – Linha Tríplice Hélice (Fapemig/Sede nº 07/2024), que destinou R$ 30 milhões a projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMGs) em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.
O programa da Serasa Experian selecionou oito projetos entre 349 inscritos e oferece suporte estratégico e mentorias para fortalecer modelos de negócios inovadores.
De acordo com a Ufla, a equipe do projeto conta com professores da universidade e especialistas da UP Vendas. Os docentes Leonilson Kiyoshi Sato de Herval, físico especializado em machine learning e inteligência artificial, e Ana Cláudia Festucci de Herval, estatística com experiência em modelagem e análise de dados, lideram a pesquisa pela Ufla.
A empresa une a experiência no mercado de vendas diretas à tecnologia aplicada, enquanto a universidade contribui com a gestão e análise científica dos dados, garantindo a validação dos modelos e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Além da análise de cadastros, a pesquisa propõe examinar padrões de transações financeiras no setor de vendas diretas para reduzir fraudes e inadimplência. A principal meta é diminuir em 1% o número de inadimplentes no Brasil, permitindo que pessoas, especialmente aquelas tradicionalmente excluídas de processos de crédito, tenham acesso a oportunidades econômicas no setor de venda direta.
“Atualmente, os processos de análise de cadastro são altamente engessados, baseados principalmente em documentoscopia (técnica que verifica a autenticidade ou a falsidade de documentos) e análise de crédito.
Nosso objetivo é inovar ao introduzir uma abordagem mais humanizada, utilizando padrões já estabelecidos pela empresa e desenvolvendo novos insights a partir de dados.”, explica o professor Leonilson Kiyoshi Sato de Herval.
O projeto também tem um impacto social relevante, com foco em grupos como mulheres, que frequentemente encontram barreiras nos sistemas convencionais de análise de crédito. A proposta visa não apenas aumentar a aprovação de cadastros, mas também criar condições para geração de renda e estabilidade financeira.
Com duração mínima de dois meses e possibilidade de extensão por até um ano, o programa de aceleração vai contribuir para o desenvolvimento e validação da tecnologia. “Ao final do programa, a Ufla terá participado diretamente da criação de uma tecnologia com alto impacto social, capaz de beneficiar milhares de pessoas que atualmente enfrentam barreiras no acesso a crédito e oportunidades econômicas. Além disso, o projeto fortalece a conexão entre universidade e mercado, promovendo inovação prática e colaborativa. Esse envolvimento não apenas gera benefícios para a sociedade, mas também posiciona a UFLA como referência em projetos de inovação tecnológica voltados para impacto social e econômico.”
Oportunidades
Ao participar do programa Impulsiona Startups, promovido pela Serasa Experian, a UP Vendas conta com suporte estratégico, mentorias e acesso a tecnologias para fortalecer modelos de negócios inovadores.
A integração com a base de dados da Serasa possibilita comparações com os métodos em desenvolvimento no projeto aprovado pela Fapemig. Essa conexão reforça a produção científica e a aplicação prática das soluções desenvolvidas, impactando mais de 700 mil pessoas e contribuindo para a redução da inadimplência no Brasil.
“Com base nos métodos desenvolvidos, será possível reconhecer usuários com alta probabilidade de cumprir pagamentos, mesmo que estejam negativados, permitindo às empresas ampliarem sua base de clientes sem aumentar os riscos. Esse impacto direto na economia e na sociedade reforça a relevância do projeto e da colaboração entre a Ufla e a UP Vendas”, complementa Francisco Lúcio Rodrigues Silva, CEO da empresa.