Ícone do site Folhadamanha

Projeto ‘Castramóvel’ da Ameg atinge 73,96% das cirurgias programadas

Ameg prevê a realização de 10.718 castrações na região./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O projeto “Castramóvel” da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), que tem o objetivo de controle populacional de cães e gatos, já realizou 73,96% das cirurgias programadas. Segundo a Ameg, o programa já castrou 7.928 animais, que tem a meta de realizar 10.718 cirurgias em cães e gatos na região.

De acordo com a Ameg, o Castramóvel segue percorrendo os municípios associados e realizando centenas de castrações de cães e gatos. Nos últimos dias, o projeto concluiu as castrações programadas nos municípios de Ibiraci.

Segundo a associação, a unidade 01 do Castramóvel deve ser deslocada para os municípios de São Roque de Minas e Doresópolis nos próximos dias, para a conclusão das cirurgias restantes.

Conforme dados do programa, as castrações ainda prosseguem em Itaú de Minas, Piumhi e Alpinópolis e nos próximos dias a unidade 02 estará em São Sebastião do Paraíso onde 1.469 castrações estão programadas.

Segundo a Ameg, até o momento, o projeto já passou por 21 cidades associadas, onde foram realizadas 6.893 cirurgias em cães e 1.030 em gatos. Nas cidades de São José da Barra, Ibiraci, Pratápolis, São Tomás de Aquino, Pimenta, Cássia e Capitólio, a meta de 2.020 castrações já foi alcançada.

Conforme a Ameg, as duas unidades do Castramóvel estão percorrendo os municípios que ficaram com castrações pendentes, sendo aquelas que não foram feitas quando o veículo esteve no município, pois os animais não foram encontrados na totalidade prevista.

Segundo a associação, além das duas unidades móveis da Ameg, o projeto conta ainda com clínicas parceiras e veterinários credenciados que realizam as castrações nos municípios sem custos à população.

Cronograma

Pela sequência do cronograma, que pode sofrer alterações sem aviso prévio, após o dia 15 de junho, o Castramóvel deve concluir as cirurgias restantes nos municípios de Vargem Bonita, São Roque de Minas e Doresópolis. Já os municípios de Capetinga, Fortaleza de Minas, São João Batista do Glória e Passos o retorno do Castramóvel está programado para acontecer no início do mês de julho. Já os municípios de Carmo do Rio Claro, Guapé e Delfinópolis, ainda não têm data definida.

Ainda conforme a Ameg, após a conclusão das 10.718 cirurgias programadas, custeadas através de emenda parlamentar via Programa Regional de Defesa da Vida Animal (PRODEVIDA), idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (CEDEF) e recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (FUNEMP), uma nova rodada de castrações deve ter início em todos os municípios que integram o consórcio.

As cidades que ainda têm cirurgias a realizar são: Claraval, (17); Carmo do Rio Claro, (17); Vargem Bonita, (26); Fortaleza de Minas, (33); Guapé, (44); Capetinga, (60); São Roque de Minas, (61); Doresópolis, (66); Itaú de Minas, (79); São João Batista do Glória, (87); Passos, (113); Delfinópolis, (160); Alpinópolis, (247) e Piumhi, (364).

Sair da versão mobile