23 de outubro de 2023
Foto: Divulgação.
Luciene Garcia
PASSOS – Os profissionais que atuam na Associação de Apoio e de Catadores de Materiais Recicláveis (AAção Reciclagem) são o público-alvo do projeto desenvolvido pela professora do curso de Biomedicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos, Melissa Grazielle Morais, que também atua como supervisora de estágio em Análises Clínicas.
De acordo com a docente, o objetivo do trabalho é identificar quais são os principais parasitos que acometem os coletores de material reciclável, se possuem algum tipo de anemia, sobretudo a anemia ferropriva, e a relação da infecção parasitária com anemia, principalmente a anemia ferropriva.
A anemia ferropriva apresenta deficiência de glóbulos vermelhos no sangue devido a pouco ferro no organismo. O projeto, que foi aprovado no edital PAPq/Uemg 11/2022, envolve dois alunos do curso de Medicina e oito estudantes do curso de Biomedicina. A previsão é que o trabalho seja concluído em 1º de dezembro deste ano.
Entre as etapas do projeto, serão realizadas compilações de dados estatísticos sobre o tema para estudos futuros, proporcionar um diagnóstico laboratorial precoce na população alvo, possibilitando um melhor prognóstico e tratamento. Aplicar questionário clínico para avaliar o conhecimento e a percepção dos profissionais acerca do assunto do trabalho, bem como à avaliação do quadro clínico em geral dos participantes. Realizar palestra para os profissionais da associação, a fim de promover a sensibilização e a educação em saúde para prevenção de infecções parasitárias e anemias carências.
Após a coleta de amostra de sangue dos participantes foi realizado hemograma e também o exame de Proteína C. No momento seguinte foi coletada amostra de fezes dos trabalhadores, a equipe do projeto realizou exames parasitológicos. No dia 4 de outubro a equipe promoveu a reunião com os trabalhadores para abordar temas pertinentes ao trabalho desenvolvido no projeto e também entregar os laudos dos exames realizados pela equipe do projeto no laboratório disponível na Uemg Passos.
“O projeto visa contribuir para a saúde pública, para investigações, diagnóstico de parasitoses, inflamações e anemias em profissionais atuantes na coleta de material reciclável no município de Passos, a fim de promover informações em relação à saúde destes profissionais e estabelecer orientações e encaminhamentos aos serviços de saúde”, finaliza a professora.
Os estudantes que participam do projeto: Stefanie Samara Amorim – Biomedicina; Andre Luiz Gomes Teixeira – Biomedicina; Ana Rita Vilela Shitsuka – Biomedicina; Raiana Maria Soares Silva – Biomedicina; Rafaela Tamiris Pavani- Biomedicina; Laira Marina Matozinho – Biomedicina; Fernanda Faria Buzo – Biomedicina; Beatriz de Paula Jeronimo – Biomedicina; Samuel de Almeida – Medicina; e Michael Silva Miranda – Medicina