7 de agosto de 2024
Uma das três imagens do padroeiro Senhor Bom Jesus dos Passos / Foto: Reprodução
PASSOS – Nesta terça-feira, 6, é comemorado o dia do padroeiro da codade, Senhor Bom Jesus dos Passos. A programação religiosa teve início na quarta-feira passada, 28, e encerra hoje, às 17h, com celebração eucarística no altar da Igreja Matriz.
A celebração será conduzida pelo bispo diocesano de Guaxupé, dom José Lanza Neto. Uma hora antes, às 16h, é iniciada a procissão com a relíquia de Santa Teresinha, trasladada em um veículo especialmente ornamentado para a ocasião, saindo do Carmelo São José.
A programação religiosa em comemoração ao dia do padroeiro conta com celebrações diárias desde 28 de julho, e a festa social iniciou na última sexta-feira, 2, e segue até hoje.
Neste ano é completado 201 anos chegada da primeira imagem do Senhor dos Passos na cidade. A devoção ao Senhor Bom Jesus dos Passos começou quando os exploradores da região se estabeleceram aqui nos séculos XVIII e XIX.
Entre eles estava Domingos Barbosa Passos, descendente de portugueses, que trouxe para Passos, então Arraial da Capoeira, a prática dos costumes religiosos, incluindo a lembrança dos passos da via sacra, com todo o sofrimento de Jesus ao ser preso, julgado, condenado e morto.
A Igreja Matriz possui três imagens do padroeiro, com a mais antiga datada do século XIX e esculpida em madeira. A segunda, e a mais conhecida do grande público, fica no retábulo do altar da Igreja Matriz, que foi incorporada no patrimônio da paróquia nas primeiras décadas do século 20, na época de Monsenhor João Pedro, que foi pároco da Matriz entre 1897 e 1931. Essa é a maior imagem do santo feita em pedra.
Uma terceira imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos está localizada na lateral da entrada da igreja, ao lado da imagem de Nossa Senhora das Dores. Esta imagem, também feita de madeira, é exibida exclusivamente durante as celebrações da Semana Santa.
Carmo do Rio Claro
Hoje também e celebrado o dia em louvor a Bom Jesus em Itaci, distrito de Carmo do Rio Claro. A festividade incluirá a travessia de balsas, que começará às 5h e funcionará no sistema “bate e volta” até que a demanda de passageiros diminua.
As balsas estarão autorizadas a transportar apenas 35 passageiros por vez e não realizarão o transporte de veículos, seguindo as orientações da Marinha, que estará presente para fiscalizar as operações. Contudo, os proprietários de barcos ou lanchas que desejarem operar de forma independente na travessia de passageiros, como no ano passado, estão autorizados a fazê-lo.
Além disso, haverá transporte gratuito para os visitantes com quatro ônibus, que partirão da rodoviária de Carmo do Rio Claro às 6h e às 9h. O retorno dos ônibus está previsto para acontecer às 13h e às 16h30.
Para melhorar as condições de tráfego, a prefeitura disponibilizou caminhões pipa que molharam a estrada nas rotas de Carmo a Itaci e de Santa Luzia a Itaci.