Ícone do site Folhadamanha

Programa ‘Olhar Brasil’ atende mais de 3,2 mil pacientes em Piumhi

Iniciativa oferece serviços gratuitos como exames de biomicroscopia, medição da pressão intraocular, retinografia, dentre outros procedimentos oftalmológicos / Foto: Divulgação

PIUMHI – O programa “Olhar Brasil”, do Ministério da Saúde, iniciou os atendimentos oftalmológicos nesta segunda-feira, 31, em Piumhi. Segundo informa a prefeitura, o projeto deve beneficiar 3.239 usuários das unidades de saúde da cidade e das comunidades de Lagoa dos Martins e Penedos. Os cadastros foram realizados no mês de fevereiro.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa oferece serviços gratuitos como exames de biomicroscopia, medição da pressão intraocular, teste do olhinho em crianças de zero a 2 anos de idade, retinografia, avaliação de acuidade visual, refração completa e análise de movimentos oculares.

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, informou que todos os atendimentos irão acontecer no Programa Saúde da Família (PSF) Joaquim Terra, localizado na rua João Leite, nº 682, no bairro Jardim Santo Antônio.

A secretária alerta para a importância de todos comparecerem no período agendado, portando documentos pessoais e comprovante de inscrição.

Atendimentos

Conforme informou a prefeitura, os atendimentos de cerca de 100 pessoas do povoado de Lagoa dos Martins, anteriormente cadastrados, começaram nesta segunda-feira, 31. A partir desta terça-feira, 1º de abril, as equipes do projeto atenderão os pacientes das unidades do PSF Dona Tina e do PSF Totonha Tomé, que seguem até o próximo sábado, 5, com expectativa de 150 a 180 atendimentos diários, sendo esses os locais com maior demanda, somando 632 inscritos.

Na próxima quinta-feira, 4, das 8h às 16h30, os atendimentos serão dos 180 cadastrados do PSF Maria Rezende, e no sábado, 5, do Sarah Vitória, às 8h e 9h, para 57 pessoas.

A programação continua nos dias 7 a 10 de abril para os cadastrados dos PSFs Guilherme Alves “Tó” e Chico Necal (Rural), atendendo mais de 500 pessoas. Nos dias 10 e 11, as consultas acontecem para os usuários do PSF Bossuet Costa, com 76 e 184 pacientes, respectivamente. Já nos dias 12 e 14, será a vez do PSF Joaquim Terra, com mais de 240 inscritos.

No sábado, 12, o atendimento ocorre com os pacientes do PSF Inhô Firmino (das 8h às 16h30), retomando no dia 14, com os cadastrados do PSF Sudário dos Santos nos dias 17 e 19, sendo 250 pacientes.

O PSF José Martins (Central), onde concentra algumas das maiores demandas, com 430 terá atendimentos nos dias 21 a 24 de abril. Já os 186 pacientes da UBS Joaquim Tomé de Andrade serão atendidos no dia 22 de abril.

Sair da versão mobile