13 de novembro de 2024
Projeção é alcançar a marca de 1 mil inseminações e 300 nascimentos até o fim do ano / Foto: Divulgação
Carlos Renato
ITAÚ DE MINAS – O município de Itaú de Minas registrou 820 inseminações e 255 nascimentos de bezerros realizados por meio do programa “Mais Genética” até outubro de 2024. Segundo a administração, a meta é alcançar cerca de 1 mil procedimentos e 300 partos até o final deste ano.
Considerando apenas o mês de outubro, o programa fez 102 inseminações, 21 nascimentos e alcançou a marca de 84% de eficiência reprodutiva em 32 propriedades rurais atendidas no município.
Segundo informa o técnico em reprodução do “Mais Genética” Mário Emerson Takatsuca, o programa tem como objetivo democratizar e viabilizar o acesso ao pequeno produtor da biotecnologia de ponta, proporcionando um ganho em termos de melhoramento genético, antes só alcançados por grandes fazendas.
“O programa é financiado por meio de emenda parlamentar e conta com a parceria com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, das prefeituras que aderiram ao ‘’Mais Genética, com a contribuição da Emater-MG”, destaca.
Segundo Takatsuca, todo material genético de doses de sêmen e botijões criogênicos de armazenamento são adquiridos por processo de licitação feito pela Emater e por centrais especializadas em genética animal.
“Já a Prefeitura de Itaú disponibiliza o técnico, transporte e abastecimento desses botijões que contém nitrogênio líquido. Todas as doses de sêmen (sexadas e convencionais) são de touros melhoradores geneticamente superiores das raças Girolando, Holandês, Jersey, Gir Leiteiro, Guzerá leiteiro, ambas de procedência leiteira, além das raças Nelore e Angus, de procedência de corte”, explica o técnico.
De acordo com o profissional, em média o programa faz cerca de 100 inseminações e 25 nascimentos por mês em Itaú, além dos atendimentos nas propriedades, que passam de 30 mensais. “Esses números variam de acordo com o período do ano devido às variações climáticas desfavoráveis, como seca e excesso de chuva, por exemplo”, ressalta.
Para Takatsuca, o programa permite o acesso a tecnologias de melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte, que possibilita o aumento da produtividade na propriedade, agregando valor na hora da comercialização e aumentando a renda das famílias atendidas.
“Os animais provenientes da tecnologia de inseminação artificial serão geneticamente superiores se com comparado aos animais de outros rebanho, resultando em maior produção e melhor qualidade do leite e da carne”, aponta.
“A satisfação em fazer parte de um programa socioeconômico é imensa, principalmente quando percebemos os resultados de novilhas, filhas de vacas comuns, serem superiores às mães, o que faz aumentar significativamente o ganho financeiro e poder aquisitivo do produtor rural, impactando positivamente na economia da cidade”, ressalta o técnico.
Para participar e esclarecer dúvidas, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (35) 99246-0135, para um profissional agendar uma visita técnica a propriedade.
Segundo balanço de atividades do programa, o resultado acumulado entre os anos de 2017, quando foi implantado o ‘Mais Genética’ em Itaú, até outubro de 2024, é de quase 7 mil inseminações e 3,5 mil nascimentos em 308 propriedades rurais atendidas. De acordo com o Governo de Minas, o programa ‘Mais Genética’ está presente em mais de 220 cidades do estado.