Ícone do site Folhadamanha

Programa do Globo Reporter de hoje; Filmes na Globo

Foto: Divulgação

Hoje, o “Globo Repórter” explora a nova realidade da população brasileira com mais de 60 anos, grupo que, na última década, cresceu mais de 50%, ultrapassando pela primeira vez o número de jovens entre 15 e 24 anos, segundo o Censo Demográfico de 2022. Esse grupo não é mais definido apenas pela idade; é composto por empreendedores, estudantes e profissionais diversos que enfrentam preconceitos e redefinem o conceito de envelhecimento no Brasil. Sob o comando de Sandra Annenberg e com reportagem de Zileide Silva, o programa investiga as motivações e os desafios dessa geração.

Entre esses empreendedores está Geralda Rodrigues, que, aos 65 anos, se reinventou durante a pandemia e ampliou suas atividades além de seu salão de beleza. Agora, ela também costura e organiza uma feira mensal em sua garagem, incentivando outros profissionais a buscarem novos caminhos. Essa feira se tornou um ponto de encontro para empreendedores 60+ que buscam inspiração para seguir em frente.

A Universidade de Brasília também é destaque no programa por ter um vestibular exclusivo para pessoas com mais de 60 anos, que resgatou o sonho de Dina Ferreira. Ela, aos 61 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de Ciências Biológicas e encara essa fase sem receio de preconceitos: “A idade está na cabeça das pessoas. O céu é o limite para quem quer voar”, diz Dina.

Outro exemplo inspirador é a antropóloga e escritora Miriam Goldenberg, especialista no comportamento feminino e envelhecimento. Aos 67 anos, ela segue ativa e sempre preparada para registrar suas observações sobre o cotidiano, defendendo a liberdade como o ponto alto da maturidade. “Liberdade é a melhor rima para a felicidade, especialmente na maturidade. Os 60 de hoje são os novos livres e corajosos”, declara Miriam, que também foi homenageada no projeto “Donas da Rua” de Mauricio de Sousa, retratada como a personagem Mônica na versão 60+. O programa também menciona “Turma da Mônica Origens”, a nova série do Globoplay, que traz os famosos personagens na casa dos 60 anos em uma narrativa que celebra a convivência entre gerações.

O “Globo Repórter” ainda revela as novas oportunidades de trabalho que valorizam a experiência dos mais velhos e os coloca em contato com empresas jovens. “Os novos 60 estão se reinventando, trabalhando, sonhando. Encontramos pessoas que estão iniciando novas carreiras, se tornando modelos ou até literalmente voando”, destaca Zileide Silva, de 65 anos, que reforça a importância de desafiar preconceitos. O programa vai ao ar hoje, logo após a novela “Mania de Você”.

Às 15h25 na Globo, assista a “Harriet – O Caminho para a Liberdade” (2019). O filme, dirigido por Kasi Lemmons, traz a inspiradora história de Harriet, que, durante a Guerra Civil americana, fugiu da escravidão e organizou operações para libertar centenas de outros escravizados. No elenco estão Cynthia Erivo, Janelle Monáe, Leslie Odom Jr., Joe Alwyn, Zackary Momoh e Clarke Peters.

Mais tarde, na madrugada de hoje para sábao, às 3h05, a Globo exibe o drama brasileiro “Breve Miragem de Sol” (2019). Na direção de Eryk Rocha, a trama acompanha Paulo, um taxista noturno no Rio de Janeiro, que, após o divórcio, conhece Karina, uma enfermeira que traz novos sentimentos de paz e esperança para sua vida. O elenco conta com Fabrício Boliveira, Bárbara Colen e Cadu N. Jay.

Sair da versão mobile