Destaques Saúde

Profissionais de saúde conscientizam sobre os riscos do sedentarismo

9 de março de 2023

Segundo a OMS, no Brasil cerca de 40,3% dos adultos são sedentários./ Foto: Reprodução.

Débora Meira

PASSOS – Nesta sexta-feira, 10, é comemorado o “Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo”, data que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prática de exercícios físicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um dos países que tem a população mais sedentária da América Latina, com 40,3% dos adultos não praticantes de atividades físicas, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

De acordo com a nutricionista Ketsia Benício, o exercício físico está diretamente aliado ao desenvolvimento corporal e mental, com vários benefícios para a saúde.A atividade física é muito importante porque ajuda na redução de estresse, melhora o condicionamento físico e no funcionamento geral do corpo, eu sempre recomendo que os meus pacientes façam atividades físicas”, explicou a profissional.

“Uma boa alimentação também contribui para afastar do sedentarismo. O ideal é fazer os dois em conjunto, pois um completa o outro”, comentou.

Para a nutricionista, uma pessoa é considerada sedentária quando não faz nenhum tipo de atividade física durante o dia. Segundo ela, é possível se exercitar em qualquer idade, mas sempre com acompanhado de um profissional.

Segundo a professora de educação física, Joseane Caetano, as crianças também podem sofrem com o sedentarismo. “Além de afetar a saúde e desencadear doenças, como obesidade infantil e diabetes, o sedentarismo pode atrapalhar o desenvolvimento dessa criança com a falta de força muscular e de coordenação motora, o que pode ocasionar cansaço excessivo”, disse.

“Acredito que a faixa etária que tem maior dificuldade em se exercitar é a infantil, pelo fato de precisar que alguém incentive e leve-as para as atividades. Uma pessoa sedentária afetar sua saúde, não digo só a física, mas também a saúde mental, pois o exercício físico ajuda e auxilia contra várias doenças psicológicas”, destacou a professora.

A educadora notou um aumento na procura por exercícios físicos após a pandemia, pois a população parece estar consciente dos riscos que uma vida sem a prática esportiva pode ocasionar. Segundo ela, em Passos, existem mais de 30 academias e o público-alvo desses estabelecimentos são os universitários, com idade entre 19 e 49 anos.