Ícone do site Folhadamanha

Profissionais de enfermagem devem parar na próxima quarta

BELO HORIZONTE- Profissionais da enfermagem devem fazer paralisação, na próxima terça-feira, 14, para reivindicar o pagamento do piso nacional da categoria.

Na última terça-feira, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado e Minas Gerais (Seemg) informou que, além da paralisação na próxima semana, a categoria prevê estado de greve até o dia 10 de março.

De acordo com o Seemg, a paralisação foi definida, em assembleia virtual, e deve ocorrer em todo o país, conforme determinação da Federação Nacional dos Enfermeiros. O objetivo é unificar a enfermagem para garantir a efetivação do piso.

“Somos a base de sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS), estamos em toda a rede hospitalar pública e privada, somos nós que estivemos e estamos na linha de frente de atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19, dia e noite trabalhando em hospitais, em meio à insalubridade da profissão, e ainda não temos um piso salarial respeitado e justo. Por isso essa luta, que é nossa mas também da sociedade”, afirma Anderson Rodrigues, presidente do Seemg.

Em agosto do ano passado, foi aprovada a Lei 14.342/22, que institui o Piso Salarial dos Enfermeiros, que prevê mínimo de R$4,75 mil para enfermeiros, e 70% desse valor para técnicos em enfermagem, e 50% para auxiliares e parteiras. Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a lei após solicitação da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras sete entidades, entre elas a Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

Sair da versão mobile