Destaques Geral

Profissionais da Saúde participam de capacitação com foco no SUS

19 de maio de 2025

Serão cinco encontros realizados às sextas-feiras, reunindo 300 profissionais das Unidades de Saúde da Família / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – Nesta sexta-feira, 16 de maio, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a um ciclo de capacitação voltada para profissionais da saúde, com programação intensa e diversificada ao longo do dia.

A formação, conduzida por especialistas da área, tem como objetivo integrar a equipe, reforçar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar o atendimento na Atenção Primária. No total, serão cinco encontros realizados às sextas-feiras, reunindo 300 profissionais das Unidades de Saúde da Família.

As atividades começaram às 7h com uma apresentação geral feita pelo secretário de Saúde, Adriano Lopes Siqueira, e pela coordenadora da Atenção Primária, Marina Barbosa. A abertura oficial foi feita pelo vice-prefeito, Daniel Tales de Oliveira. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de integração com foco no fortalecimento dos vínculos entre os participantes. A coordenadora conduziu ainda a leitura do “Contrato de Convivência” e aplicou um pré-teste de conhecimentos.

A programação seguiu com uma palestra da fisioterapeuta Kenia Andreza Martins de Carvalho, que abordou os marcos históricos da reforma sanitária no Brasil, os princípios básicos do SUS, além de temas como promoção e prevenção em saúde. Kenia é mestre em Ciências pela USP e tem especialização em fisioterapia respiratória pediátrica.

Após o intervalo de almoço, o enfermeiro Gilmar Antônio Batista Machado, especialista em Políticas e Gestão na Saúde, conduziu um bloco sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa Saúde da Família (PSF), explicando a organização das equipes, tipos de profissionais envolvidos, carga horária e atribuições.

No período da tarde, a coordenadora do núcleo médico das USF`s, doutora Vanessa Helena de Lima Pádua, foi responsável por dois momentos de reflexão importantes: um sobre as diferenças entre atendimento individual e coletivo, e outro sobre o papel da família no processo saúde-doença. A capacitação se encerrou às 16h com um momento de avaliação e fechamento das atividades.

Fotos: Divulgação