9 de maio de 2024
Estudantes da Uemg durante feira de ciências realizada na Praça do Rosário / Foto: Reprodução
PASSOS – Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que estão em greve desde o dia 2 deste mês, e estudantes da instituição promoveram uma feira de ciências, na última terça-feira, na Praça Geraldo da Silva Maia (Rosário) em Passos.
“O objetivo foi chamar a atenção da população passense para o movimento de greve da Uemg, ao mesmo tempo que mostramos a importância da universidade pública para a população através dos nossos projetos de pesquisa e extensão, com atuação direta nas comunidades”, afirma a professora Fernanda Hurbath Pita Brandão.
O evento também contou com aferição de pressão arterial e de glicemia e sessões gratuitas de massagem. As atividades foram realizadas por professores e estudantes.
O Ambulatório Escola, Universidade Aberta Para Maturidade, Centro de Ciências, Centro de Atendimento Nutricional, Núcleo de Assistência Jurídica, Núcleo de Assistência Fiscal, Núcleo de Apoio Social e Redação Agência Escola são alguns dos programas da instituição que prestam atendimento gratuito à comunidade de Passos.
“A Universidade tem como um dos tripés a extensão, que tem como objetivo contribuir com serviços, informação, atualização e difusão do conhecimento científico. Além de valorização do conhecimento popular de forma a promover uma troca direta entre a comunidade acadêmica e civil. O outro tripé está relacionado com a pesquisa que, no Brasil, praticamente sua totalidade é feita em universidades públicas, e inclui o desenvolvimento de novas tecnologias, medicamentos e metodologias”, afirma a professora.
Na última quarta-feira, 8, aconteceu em Belo Horizonte uma manifestação de professores e estudantes da Uemg. A pauta de greve aborda vários pontos, entre elas melhorias salariais, maior investimento em auxílio estudantil, restaurante universitário, entre outras questões.