23 de setembro de 2024
Docente importante o acolhimento adequado e o uso da escuta qualificada, elementos fundamentais na prevenção do suicídio./ FOTO: Reprodução
S. S. PARAÍSO – A professora do curso Técnico em Enfermagem Andréa Cristina Alves promoveu uma palestra para profissionais da rede de Saúde de São Sebastião do Paraíso com o tema ‘Comportamento Suicida: como acolher e oferecer uma escuta qualificada?’.
Andréa leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – campus Passos.
Segundo a instituição, o encontro teve como objetivo capacitar os profissionais da saúde de forma que saibam lidar com situações de risco, proporcionando uma abordagem mais acolhedora e humanizada no atendimento a pessoas em comportamento suicida.
Segundo a docente, é importante o acolhimento adequado e o uso da escuta qualificada, elementos fundamentais na prevenção do suicídio. “Durante o evento, foram abordadas estratégias de comunicação segura, identificação de sinais de risco e os fatores protetivos que podem auxiliar na intervenção precoce”, destacou.
“Nossos alunos participaram ativamente da formação, ampliando seus conhecimentos e vivências sobre o tema. Esse tipo de formação fortalece a atuação dos futuros profissionais da saúde, preparando-os para lidar com cenários críticos, contribuindo para uma assistência mais qualificada e empática”, ressaltou a professora.
Andréa afirmou ainda que a ação fez parte do compromisso contínuo do instituto em “promover a educação de qualidade e a formação humanizada dos alunos, bem como em colaborar com as redes de saúde da região, oferecendo suporte técnico e capacitação em temas de grande relevância social”, disse.