Vinícius Borges
PASSOS – A Biblioteca Municipal Prof. Francisco Soares de Melo, localizada na Casa da Cultura de Passos, conta com cerca de 40 mil exemplares e faz cerca de 100 empréstimos semanais. Hoje é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca.
De acordo com a bibliotecária Elisângela Rodrigues Melo Silva, o número de leitores e a procura por empréstimos de livros tem caído nos últimos ano em decorrência, principalmente, da pandemia que gerou um grande aumento pela procura por livros digitais.
“O número de leitores caiu sim, grande parte foi por causa da pandemia. Antes da pandemia, nós tínhamos bem mais leitores do que hoje. As pessoas começaram a ler em PDF e isso atrapalhou muito a leitura do livro físico, a gente não tem muitos leitores que o procuram mais. Pesquisa também já tem muito tempo que caiu, um adolescente ou uma criança quase não procuram mais a biblioteca. Ainda temos algumas pessoas que vão na biblioteca para pesquisa, mas é muito raro, isso é devido ao avanço da tecnologia”, disse a bibliotecária.
“Esse movimento não é nem porque não se faz nada, mas sim por conta do avanço da tecnologia mesmo. É muito mais cômodo você pegar a internet e ler em casa do que sair para ir à biblioteca”, aponta Elisângela. Segundo ela, a biblioteca também acesso a jornais e outros atrativos.
“A biblioteca é muito importante para o desenvolvimento pessoal e intelectual de qualquer pessoa, infelizmente, não tem o seu devido valor. Ou seja, é importante essa data para tentar conscientizar as pessoas da importância da biblioteca, de valorizar, de procurar e de ter interesse por uma leitura, pois atualmente o pessoal está muito só no celular, em aplicativos e dispositivos de leitura, não procuram mais o livro físico”, afirma Elisângela.
“Nós temos uma sala infanto-juvenil com brinquedoteca, com livros só para essa faixa-etária de crianças e adolescentes, separados dos adultos, para que eles possam ir lá brincar, fazer desenhos, dentre outras atividades”, disse.
Para tentar atrair mais público, a biblioteca tem adotado estratégias como a divulgação de doações e atividades. “A gente recebe muita doação, nós tentamos divulgar essas doações que recebemos, assim como no Dia do Livro Infantil que sempre fazemos atividades com os meninos. Vão alunos na biblioteca conhecer, nós já chamamos jornalistas para conversar também. Tudo isso para atrair o interesse deles para saber da existência da biblioteca”, disse.
Os interessados em retirar livros na biblioteca devem levar duas fotos 3×4, um documento e comprovante de endereço. Em caso de menores de 14 anos é necessário ir acompanhado de responsável com o documento para a realização da carteirinha, das 7h às 16h.
Ainda segundo ela, os leitores optam mais por romances, livros espíritas, literatura americana, brasileira e inglesa, e, com menor procura, filosofia e exatas.
Fundada em 1971, a biblioteca possui cerca de 40 mil exemplares de livros, sendo mais de 70% deles de literatura nacional e internacional. O restante do acervo é de livros didáticos, enciclopédias e religiosos, entre outros.