18 de fevereiro de 2025
Número representa um aumento na busca por orientações e soluções relacionadas a questões de consumo no município / Foto: Divulgação
Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Procuradoria do Consumidor Municipal (Procon), órgão vinculado à Procuradoria Jurídica da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, realizou 5.523 atendimentos em 2024.
De acordo o coordenador do Procon, Fábio Martins de Lima, o número representa um aumento na busca por orientações e soluções relacionadas a questões de consumo no município, que desempenha um papel essencial na proteção dos direitos dos consumidores locais.
“O Procon é de suma importância para o cidadão paraisense, pois oferece atendimento, orientação e esclarecimento. Quando necessário, formalizamos a reclamação e notificamos o fornecedor, buscando solucionar o problema conforme a legislação vigente, garantindo um mercado justo tanto para consumidores quanto para fornecedores”, explicou.
Segundo Lima, além do atendimento direto com o consumidor, o Procon desenvolve ações educativas, distribuindo material informativo e realizando palestras nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em escolas municipais, estaduais e particulares.
“Essas iniciativas visam aproximar o Procon da população e aumentar a confiança dos cidadãos no serviço. Esse esforço resultou em um aumento significativo no número de atendimentos, que passou de 3.685 em 2018, primeiro ano de atuação, para 5.523 em 2024”, apontou.
Fábio ressaltou que o resultado do número de atendimentos no ano passado pode ser ainda maior, já que orientações e esclarecimentos realizados por telefone, WhatsApp e durante palestras não foram contabilizados no sistema.
Segundo o coordenador, as principais reclamações atendidas pelo Procon em 2024 envolvem questões financeiras, como cobranças indevidas de tarifas e serviços, empréstimos pessoais, consignados e cartões de crédito.
“Mesmo diante desse volume de demandas, a resolução de problemas é alta: cerca de 75% a 80% das reclamações cadastradas são solucionadas diretamente pelo Procon em Paraíso”, afirmou.
“Esse resultado reflete a eficiência do trabalho do órgão, que não apenas alivia a sobrecarga do sistema judiciário, mas também contribui para o exercício pleno dos direitos do consumidor, proporcionando um serviço de utilidade pública de grande importância para a população paraisense”, esclareceu Fábio.
Onde procurar o serviço
O Procon Municipal fica localizado no prédio do Centro de Atendimento de São Sebastião do Paraíso (Cassp), que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 16h, mediante agendamento prévio.
Os cidadãos podem agendar atendimentos no posto do Cassp, situado à Rua Pimenta de Pádua, 1237, ou pelo WhatsApp, no número (35) 3539-1092.