Ícone do site Folhadamanha

Procon e vereador do Glória cobram Cemig sobre quedas de energia no Carnaval

O assessor jurídico do Procon Câmara Álvaro Garcia, e o vereador Danilo Soares Marques, durante reunião para tratar dos problemas de interrupções de energia elétrica em São João Batista do Glória / Foto: Divulgação

S. J. B. GLÓRIA – Durante o fim de semana e o feriado de Carnaval, São João Batista do Glória enfrentou uma série de quedas de energia elétrica, causando transtornos incalculáveis para moradores, comerciantes, turistas e produtores rurais. As interrupções ocorreram especialmente entre as 16h e 21h, período em que o município sofreu sucessivas falhas no fornecimento de energia, impactando diretamente a rotina da população e setores essenciais da economia local.

Além dos prejuízos para o setor turístico, que teve hotéis, pousadas e restaurantes lotados durante o feriado, as constantes quedas de energia atingiram também a zona rural, afetando a produção agropecuária. Produtores relataram dificuldades no armazenamento de leite e no funcionamento de equipamentos essenciais para a agricultura, agravando ainda mais os impactos econômicos da falha no fornecimento de energia.

O problema, no entanto, não se restringiu a São João Batista do Glória. Relatos apontam que o município vizinho de Delfinópolis também sofreu com oscilações e quedas de energia, levantando questionamentos sobre a qualidade do serviço prestado pela CEMIG em toda a região.

A indignação tomou conta das redes sociais, onde moradores e comerciantes, revoltados com a situação, relataram os transtornos sofridos e tentavam entender o que estava acontecendo e cobraram explicações da CEMIG.

Diante da gravidade da situação, o vereador Danilo Soares Marques cobrou explicações da CEMIG durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na última quarta-feira, 5 de março. Em seu pronunciamento, o parlamentar repudiou os transtornos causados e exigiu que a companhia elétrica e o Governo de Minas Gerais – sócio majoritário da CEMIG, com 50,97% das ações – apresentem esclarecimentos sobre as falhas e as medidas concretas que serão adotadas para evitar novas ocorrências.

Além da cobrança política, o caso também começou a ser tratado no âmbito jurídico. O Procon do município, por meio do assessor jurídico Dr. Álvaro Garcia, instaurou uma investigação preliminar para apurar os acontecimentos e solicitar um posicionamento oficial da CEMIG.

De acordo com o Álvaro Garcia “ O problema relatado é notório na cidade de São João Batista do Glória, razão pela qual foi instaurada de ofício uma Investigação Preliminar em face da CEMIG, a qual será notificada para prestar esclarecimentos.”

O Assessor Jurídico do PROCON salientou ainda que os consumidores prejudicados poderão procurar o Órgão para as orientações e providências cabíveis”.

Segundo o vereador Danilo Soares Marques, a população exige respostas e providências imediatas.

“Estamos passando por um processo de industrialização na nossa região, além do crescente reconhecimento nacional do nosso potencial turístico. Episódios como esse afetam diretamente a credibilidade do município, afastam investimentos e prejudicam o turismo. É inaceitável que os investimentos na infraestrutura elétrica não acompanhem esse desenvolvimento. Precisamos de respostas concretas sobre o que houve e quais ações emergenciais serão tomadas para evitar que isso se repita”, declarou o parlamentar.

A expectativa agora é que a CEMIG e o Governo de Minas se posicionem oficialmente sobre o caso e apresentem soluções que garantam um serviço mais estável e confiável para São João Batista do Glória e toda a região.

Sair da versão mobile