3 de junho de 2025
PROCON DA ALMG FAZ ALERTA A APOSENTADOS E PENSIONISTAS SOBRE GOLPE DE CRIMINOSOS QUE SE PASSAM POR FUNCIONÁRIOS DO INSS / Foto: Reprodução
Desde sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS podem procurar uma das mais de cinco mil agências dos Correios em todo o Brasil para verificar se houve algum desconto associativo indevido em seus benefícios. O atendimento é voltado especialmente para quem tem dificuldade com internet ou telefone, oferecendo uma alternativa presencial, segura e gratuita.
Atendimento ampliado
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e os Correios, que pretende garantir um acolhimento humanizado e acessível para segurados que enfrentam barreiras tecnológicas. Quem tiver dúvidas sobre o local de atendimento pode consultar a agência mais próxima diretamente pelo site dos Correios ou pela Central 135. Mesmo com esse novo canal, os meios preferenciais continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site oficial e o telefone 135. Ou seja, quem já utilizou um desses recursos para consultar ou contestar descontos, não precisa ir até uma agência dos Correios.
O que é necessário
Para receber atendimento presencial, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou comprovantes. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de ir pessoalmente, o atendimento poderá ser feito por um representante legal, com procuração autenticada. Nesses casos, o acesso será limitado apenas à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Como funciona
O serviço será prestado em uma plataforma específica, sem ligação direta com os sistemas internos de pagamento de benefícios, garantindo privacidade total das informações. Durante o atendimento, será possível consultar se houve algum desconto indevido, solicitar contestação, reconhecer autorizações anteriores, acompanhar resultados após 15 dias úteis, analisar a documentação enviada pelas entidades e receber um protocolo impresso com orientações sobre como acompanhar o processo pelo 135 ou pelo Meu INSS
A prioridade de atendimento nas agências com gestão de filas ou guichês exclusivos será garantida aos aposentados e pensionistas. Toda a equipe envolvida foi treinada para acolher esse público com agilidade e respeito.
Sem prazo
O serviço nas agências dos Correios será permanente, sem data limite para solicitar ressarcimentos. O INSS orienta que não há necessidade de correr nos primeiros dias, já que todos serão atendidos com tranquilidade. Além disso, o governo informou que está em fase de planejamento a ampliação do serviço para áreas mais afastadas, com ações itinerantes e busca ativa, garantindo que mesmo moradores de regiões distantes possam ser assistidos.
Fique atento a golpe
O INSS alerta que nenhum servidor da Previdência ou dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa. Caso alguém apareça se identificando como funcionário para oferecer ajuda, é golpe. O atendimento está sendo feito exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/meuinss, central 135 e, desde o dia 30 de maio, nas agências dos Correios
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