INSS via WhatsApp
Uma novidade para os atendimentos do INSS foi anunciada pelo Ministério da Previdência Social. A autarquia federal agora vai dispor de atendimento pelo WhatsApp. O intuito é facilitar a comunicação entre o órgão e os segurados/beneficiários. A princípio, a plataforma será para informar sobre as perícias e fazer alertas sobre os benefícios. Até o momento, o INSS não tinha atendimento por esse canal, apenas pela Central 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS ou de forma presencial pelas agências. Confira mais informações sobre o WhatsApp do INSS.
Atrasado
Antes de mais nada, precisamos concordar que em meio a era digital em que vivemos, o INSS estava um tanto atrasado em relação ao seu atendimento. O WhatsApp é, de fato, um facilitador, pois as mensagens são instantâneas e quase todas as pessoas possuem acesso a ele no nosso país. Essa é uma alternativa para as informações mais rápidas e menos burocráticas.
Riscos
Mas, apesar desse lado bom do atendimento pelo WhatsApp, também precisamos concordar que os cuidados dos beneficiários ao repassar informações pelo aplicativo devem ser redobrados. Isso porque não é incomum que os beneficiários caiam em golpe justamente por passar informações e dados que não deveriam para os golpistas, que geralmente abordam pelo WhatsApp.
Divulgação
Por conta disso, os beneficiários precisam ficar atentos quando abordados pelo INSS pelo WhatsApp. Certamente, o INSS fará uma ampla divulgação do seu número para que não haja esse tipo de problema. De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em uma reunião com gestores do INSS em Fortaleza, Ceará, o aplicativo será testado por um mês. Lupi disse ainda que governo firmará acordos com outras pastas, como os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, além da Marinha, para o compartilhamento de dados de outras bases cadastrais, como o Cadastro Único (CadÚnico). Segundo ele, isso pode auxiliar em demandas de benefícios como seguro defeso do pescador artesanal.
Sem data
O INSS ainda não anunciou qual a data para início do atendimento pelo WhatsApp. Da mesma forma, não repassou se o atendimento será primeiramente para um grupo específico de pessoas como teste ou se será para todos.