14 de março de 2023
stack of multicolored credit cards on black background
O Ministério da Previdência Social anunciou que fará a distribuição de um novo cartão de benefícios para os aposentados e demais beneficiários do INSS. Esse novo produto estará disponível para quem tiver o interesse a partir do mês de março desse ano. Esse cartão será uma espécie de bilhete único para os aposentados e pensionistas e terá uma série de vantagens e descontos especiais para quem recebe algum tipo de benefício previdenciário. Veja como vai funcionar esse novo cartão e como os beneficiários poderão solicitar:
O novo cartão está sendo chamado pelo governo federal de “cartão do beneficiário”. Ele é diferente do cartão de crédito consignado e do cartão benefício do INSS que os cidadãos contratam e pagam as parcelas descontadas de seus salários. Como já falado, o intuito desse novo produto é dar uma série de vantagens para os beneficiários do INSS. A principal vantagem está relacionada com o uso de transportes públicos.
Atualmente, o segurado com mais de 60 anos que utiliza o transporte gratuito precisa pedir uma autorização na sua região. Dessa forma, caso o idoso passe férias em alguma cidade diferente de onde reside, deve apresentar o documento e solicitar autorização para usar o transporte gratuito. Porém, se tiver esse novo cartão, ele não precisará pedir a autorização, basta apresentá-lo para a companhia de viagens ao realizar o embarque.
A segunda novidade é a criação de um clube de vantagem para os segurados que são clientes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Esses poderão usufruir de descontos especiais em farmácias conveniadas. De acordo com o Ministério, são cerca de 14 milhões de segurados que são clientes dos respectivos bancos.
Além disso, o Ministério informou que o governo federal vai procurar os demais bancos privados para que sejam parceiros e ofertem um clube de vantagens aos beneficiários. Mas, isso ainda sem previsão. Por enquanto está restrito apenas aos bancos públicos. Mais informações de como solicitar devem ser divulgadas a partir de março, quando o governo federal lançar o cartão do beneficiário.