Destaques Saúde

Presídio de Piumhi realiza ação educativa sobre saúde mental

25 de janeiro de 2025

Palestra abordou a importância do cuidado com a saúde emocional, especialmente em um contexto de privação de liberdade / Foto: Divulgação

PIUMHI – A Unidade Prisional de Piumhi promoveu nesta semana uma ação educativa e de conscientização sobre saúde mental. A palestra teve a participação da psicóloga Bruna Santos e da enfermeira da equipe de Atenção Primária Prisional (APP), Aline Oliveira Silva.

Segundo a prefeitura, a iniciativa, em alusão ao Janeiro Branco, reuniu pessoas privadas de liberdade em dois grupos para abordar a importância do cuidado com a saúde emocional, especialmente em um contexto de privação de liberdade.

A psicóloga Bruna Santos iniciou o diálogo explicando o simbolismo do mês de janeiro e da cor branca, que remetem ao recomeço e à possibilidade de escrever uma nova história em uma folha em branco. Ela destacou a relevância de trabalhar os pensamentos em um ambiente fechado, marcado pelo convívio intenso com pessoas de diferentes visões e personalidades.

Durante o encontro, foi reforçada a ideia de que o tempo na unidade prisional é transitório e que cuidar da saúde mental no presente é essencial para um recomeço sólido no futuro. “Lembrem-se de que aqui é apenas uma etapa passageira. Cuidar da mente agora é um investimento no recomeço que está por vir”, enfatizou a psicóloga.

Conforme a prefeitura, a conversa também abriu espaço para que os participantes expressassem angústias e preocupações, proporcionando um ambiente de interação e troca. “A dinâmica foi bem recebida pelos grupos que participaram ativamente e desenvolveram para o enriquecimento do debate”, informa a prefeitura.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha nacional voltada para a conscientização sobre saúde mental, destacando a importância de falar sobre emoções, desafios e estratégias de autocuidado. No ambiente prisional, iniciativas como essa ganham ainda mais relevância, contribuindo para humanizar as relações e estimular a construção de perspectivas mais positivas.

Segundo a prefeitura, a ação realizada na Unidade Prisional de Piumhi reafirma o compromisso da equipe de Atenção Primária em promover a saúde integral e fortalecer a importância da empatia, do acolhimento e do cuidado emocional em todos os contextos sociais.