12 de junho de 2023
Sérgio Coelho, presidente do Atlético./ Foto: Reprodução.
PASSOS – Após Sérgio Coelho, presidente do Atlético, afirmar que o clube mineiro foi reconhecido como o primeiro campeão brasileiro, em entrevista à CNN Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desmente a fala do dirigente.
“O Galo foi reconhecido campeão Brasileiro de 37, né, merecidamente. Passa a ser (o primeiro campeão brasileiro) de 37”, disse o dirigente do Galo.
A fala do presidente atleticano é referente ao pedido de reconhecimento do título “Torneio dos Campeões”, disputado em 1937, como a primeira edição do Campeonato Brasileiro. A competição foi vencida pelo Galo, com o Fluminense vice.
Segundo a CBF, o pedido do Atlético, feito em 2021, ainda está sob análise na entidade e não há nenhuma decisão oficial tomada. Neste momento, está entregue a duas áreas: competições e jurídica. A confederação entende que é “um relatório muito bem elaborado, consistente e profundo”.
Assim, quando houver conclusão das áreas de competição e jurídica, elas emitirão um parecer à presidência da CBF, que decidirá a homologação ou não da situação. Durante a inauguração da Arena MRV, em abril, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que o pedido do Galo era pertinente e que a entidade analisava o caso.
Após a repercussão da fala, Sérgio Coelho admitiu o erro. “Não é verdade que já foi reconhecido. Eu queria dizer que foi reconhecido por todos na época (em 1937), errei em não deixar isso claro. Continuamos aguardando a CBF reconhecer ou não, só ela pode falar oficialmente”.