PASSOS – O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, reforçou a importância de todos os municípios durante a abertura do “AMM nas Micros”, nesta terça-feira, 23, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), em Passos.
“A credibilidade não é da AMM, mas dos municípios que compõem a Associação. Somos uma engrenagem, por isso é necessário virmos aqui, em Passos, conversar com os gestores dos 22 municípios da Ameg. Os municípios de Minas Gerais têm demandas diferentes. Então, é importante trazermos este debate e a capacitação aos gestores e servidores públicos”, disse.
Segundo o presidente, a aproximação da AMM às microrregiões é necessária. “É um evento político e técnico, que dá oportunidade à microrregional de trazer os assuntos mais importantes da região”, ressaltou.
Na avaliação do prefeito de Passos e presidente da Ameg, Diego Oliveira, a iniciativa da AMM é importante para levar às diferentes regiões não somente as demandas políticas, mas também capacitação. “É um prazer estar com vocês aqui. Sabemos da força da AMM e tudo o que ela representa aos municípios. A política mudou, a formação, a capacitação, é primordial. Gratidão, por estarem aqui, pois toda a região ganha muito com este evento”, frisou.
O projeto da Associação Mineira de Municípios (AMM) deve percorrer todo o Estado, em parceria com as microrregionais e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), levando capacitação e informação direcionada aos gestores e servidores públicos de cada microrregional do Estado.
A solenidade contou também com a presença dos prefeitos de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Lemos; de Fortaleza de Minas, Adenilson Queiroz; de Ibiraci, Ismael Silva Cândido; de Itaú de Minas, Norival Francisco de Lima; de São José da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira; de São Roque de Minas, Onesio de Oliveira Andrade; de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais; de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva; de Ibitiúra de Minas e diretor da AMM na região Sul, Alexandre Borges; além da vice-prefeita de Capitólio, Ângela Maria dos Santos Leite; do vice-prefeito de Capetinga, Luiz César Guilherme; do presidente da Câmara de Alpinópolis, vereador Denilson Garcia Lima; e de vereadores e presidentes de câmaras dos municípios da região da Ameg.
Durante a reunião foi discutido o piso da enfermagem, a reforma tributária, a judicialização da saúde e a alta no número de casos de dengue, zika e chikungunya nos municípios, que teve também uma apresentação, por vídeo, do presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-MG e diretor fundador da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt), Janir Adir Moreira, que tratou sobre as especificidades da reforma tributária.
Apresentações técnicas
Após a abertura, as novas ferramentas disponibilizadas pela AMM aos seus afiliados foram apresentadas pelo diretor comercial da entidade, Rodrigo Lázaro. “A atual gestão tem uma preocupação muito grande em trazer a gestão municipal para a modernidade, e para isso, ferramentas, como o Observatório AMM, o AMM Licita e o Diário Online, são essenciais para que os gestores possam ter acesso a dados e números que colaborarão e otimizar a administração pública”, disse.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora do evento, foi representada pelo consultor e ex-presidente da AMM, Ângelo Roncalli, que destacou as principais pautas municipalistas defendidas pela entidade. “Queremos que, cada vez mais, a AMM e a CNM, que representam os municípios na esfera estadual e nacional, estejam próximas dos municípios, debatendo temas importantes e pertinentes a cada uma das microrregionais, fortalecendo o movimento municipalista em todo o território mineiro”, disse.