BELO HORIZONTE – “A Emater-MG está presente em mais de 800 municípios, e uma referência nacional, atendendo cerca de 350 mil famílias rurais. Ou seja, é um sucesso. Quando se fala de Emater-MG, nós falamos de resultado”, afirmou o deputado estadual Antônio Carlos Arantes no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na noite da última segunda-feira, 11.
Arantes, junto com o deputado estadual Carlos Henrique, fez o requerimento de uma Reunião Especial para homenagear os 75 de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural mineira.
Na presença da diretoria executiva e funcionários da Emater-MG, o deputado estadual Carlos Henrique ressaltou a importância do trabalho de extensão rural no cotidiano da sociedade mineira. “Se a gente pensa na alimentação do mineiro, existe a participação da Emater-MG na nossa mesa, das nossas casas. São milhares de profissionais dedicados às causas da agricultura familiar e na defesa dos produtores rurais”, afirmou o deputado.
O presidente da Emater-MG, Otavio Maia, subiu à tribuna representando os mais de 1,8 mil profissionais da empresa. Em seu discurso, ele reforçou a presença da assistência técnica pública em diversos setores do agronegócio mineiro: café, queijo, turismo rural, feiras livres, alimentação escolar, entre tantos outros. “Também quero agradecer, principalmente, ao produtor rural que confia na Emater-MG. Afirmo que podem continuar contando conosco pois nossa empresa está, a cada dia, mais forte, mais pujante e mais jovem”, pontuou.
A Emater-MG é a maior empresa pública do setor no Brasil e a primeira a ser fundada, em 1948. Atualmente, está presente em 811 municípios do estado e presta mais de 2 milhões de atendimentos por ano para produtores rurais, principalmente aos agricultores familiares. O trabalho da empresa virou referência nacional.