Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura substitui 60% dos mata-burros em Alpinópolis

Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis substituiu 26 mata-burros de madeira por estruturas de concreto. Os equipamentos estão localizados em 14 bairros e comunidades rurais. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a meta é atingir 100% de substituição até 2024.

Ainda de acordo com a administração municipal, o investimento em infraestrutura não está sendo direcionado apenas à cidade, mas também aos bairros rurais, onde foram implantados 26 novos mata-burros de concreto em 14 localidades espalhadas por toda a zona rural do município.

A substituição dos antigos mata-burros de madeira por estruturas de concreto representa um avanço para a infraestrutura rural do município. Até o momento, a administração já alcançou mais de 60% da meta estabelecida e espera fechar o próximo ano com 100% dos mata-burros substituídos.

Os mata-burros de concreto são fabricados pelos próprios servidores da Prefeitura de Alpinópolis, evitando gastos com a compra de estruturas prontas e contribuindo para a economia local. Além disso, a utilização de concreto garante maior durabilidade, resistência e reduz a necessidade de manutenções frequentes.

Escolha

De acordo com o prefeito Rafael Freire, a escolha pelo concreto não apenas garante maior eficiência, mas também contribui para a preservação do meio ambiente. Os antigos mata-burros de madeira eram mais suscetíveis aos efeitos do clima, como ação da chuva e do sol, que provocavam o apodrecimento da estrutura e, consequentemente, demandavam constantes gastos para reparos e substituições.

“A opção pelo uso do concreto mostra-se uma solução simples e econômica para atender esse setor vital para o município, já que boa parte da economia alpinopolense vem das atividades agropecuárias”, destacou o prefeito.

O planejamento para a implantação dos mata-burros de concreto teve início ainda durante a campanha eleitoral, quando os então candidatos definiram que, em caso de vitória, promoveriam gradualmente a substituição das estruturas de madeira por modelos mais resistentes e duradouros.

Sair da versão mobile