PASSOS – A Prefeitura de Passos realizou, na última sexta-feira, 14, uma reunião com as entidades do município para discutir melhorias no processo de formalização e execução dos convênios firmados com a administração municipal.
Segundo a prefeitura, o objetivo principal do encontro foi garantir o repasse para todas as entidades sociais, culturais e esportivas do município, para que essas entidades tenham condições de se manter em funcionamento durante todo ano, além de tornar os trâmites mais ágeis, garantindo a continuidade e a eficiência na prestação de serviços.
De acordo com a prefeitura, durante o encontro, foram debatidas alternativas para simplificar as etapas burocráticas e automatizar os procedimentos sob responsabilidade do município.
“Uma das principais propostas apresentadas foi a criação de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal. A nova legislação pretende estruturar um sistema que facilite os repasses e a formalização dos convênios, assegurando maior transparência e celeridade nos pagamentos”, destacou a prefeitura.
Segundo a administração, a iniciativa visa fortalecer a parceria entre o poder público e as entidades, proporcionando mais segurança jurídica e eficiência administrativa, garantindo o pleno funcionamento dos serviços prestados à população.
“A administração municipal segue empenhada em construir políticas públicas que beneficiem toda a comunidade, promovendo um ambiente mais dinâmico e eficaz para a execução de programas e ações sociais”, afirmou.
Paraíso
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso afirmou que economizou mais de 35 mil cópias que deixaram de ser impressas com o novo sistema de assinatura digital de documentos.
A prefeitura destacou que, ao todo, foram realizadas mais de 14 mil assinaturas digitais em empenhos, folhas de pagamento, liquidações, contratos e outros documentos que fazem parte da rotina administrativa. A medida deve resultar em uma economia aproximada de R$ 1,5 milhão por ano.
Segundo a prefeitura, a ação faz parte do processo de desburocratização da administração municipal, com o objetivo de facilitar o trabalho dos servidores e gerar economia aos cofres públicos. “O novo sistema tem possibilitado a redução de custos com impressões, que incluem o aluguel de impressoras, a compra de toners e de papel sulfite”, afirmou a administração.
Conforme apontou o prefeito Marcelo Morais, esse montante pode ser investido em outras áreas, como Obras, para pavimentação e recuperação de vias, Segurança Pública, com videomonitoramento, ou mesmo na construção de novas unidades de saúde, escolas e creches.
“Nosso objetivo é trazer economicidade aos cofres públicos e, ao mesmo tempo, investir no progresso da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
“O sistema foi apresentado aos secretários de governo no início de janeiro e já está em funcionamento. Os servidores do município passaram por treinamento para utilização da nova ferramenta, que já foi ampliada para todos os setores da prefeitura. A expectativa é que, em breve, o sistema atinja 100% de operação, gerando ainda mais economia”, disse Morais.