PASSOS – O prefeito de Passos, Diego Oliveira, acompanhou o teste de aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti que deve ser usado em pulverização na cidade. De acordo com informações da administração, a demonstração foi realizada nesta quinta-feira, 9, na Secretaria de Saúde e contou com a participação do secretário da pasta, Thiago Agnelo Salum, do diretor de Saúde Coletiva, Bruno Teixeira Guimarães, do coordenador do Grupo de Zoonozes, Joaquim Sebastião Oliveira, e da imprensa.
De acordo com o prefeito, o produto normalmente usado no combate ao mosquito Aedes, que é fornecido pelo Ministério da Saúde, está em falta e o município deve adquirir o inseticida para ser pulverizado por funcionários com utilização de bombas costais e também por meio de motocicletas adaptadas, que devem chegar nos próximos dias.
Segundo a prefeitura, o teste foi realizado com o inseticida Riptide, que é feito à base de piretrinas naturais para o controle de pragas e é eficaz no desalojamento, tombamento e mortalidade de insetos voadores e rasteiros, como baratas, moscas e mosquitos.
O produto, de acordo com a prefeitura, é de origem 100% botânica e sustentável e as piretrinas naturais são ingredientes ativos derivados da flor de uma espécie de crisântemo, que são submetidos a um processo de refinamento até alcançar a fórmula ideal. O Riptide conta em sua composição com 5% de piretrinas naturais, o que garante ação rápida, eficiência sobre populações resistentes de insetos e confiabilidade para tratamento em UBV, superfícies, frestas e fendas.
Casos
Passos atingiu 864 casos prováveis de dengue nas cinco primeiras semanas deste ano. Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), até o dia 6 deste mês, a cidade era a quarta com maior número de notificações da doença no estado, atrás de Montes Claros (2.252), Belo Horizonte (936) e Uberaba (930).