Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura realiza mutirão de laqueadura em Passos

Foto: Reprodução.

PASSOS – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos vai realizar, a partir de agosto, um mutirão de 131 cirurgias de laqueadura para usuárias do Serviço Único de Saúde (SUS).

Segundo informações da administração, os procedimentos são oriundos de emenda impositiva da presidente da Câmara, Aline Macêdo, no valor de R$157,2 mil, recurso que já foi empenhado para a Santa Casa de Misericórdia de Passos. Ainda segundo a prefeitura, este valor complementa recursos provenientes de recursos estaduais e federais.

Conforme o secretário de Saúde, Thiago Agnelo Salum, as unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão levantando a documentação necessária para a realização de cada procedimento.

“Temos uma demanda de aproximadamente 200 mulheres que já se manifestaram que querem fazer a cirurgia, porém, existem vários critérios para que sejam aprovadas. Desta demanda, 131 serão atendidas com este programa”, disse.

Para o prefeito Diego Oliveira, o mutirão vai beneficiar mulheres que não têm recursos para pagar pela cirurgia ou por outros métodos para evitar a gravidez.

“Sabemos que é muito difícil manter uma família numerosa e muitas mulheres não têm recursos para pagar este tipo de cirurgia ou mesmo pagar os métodos contraceptivos. Se elas se enquadrarem nos requisitos exigidos pela legislação e quiserem, nós vamos resolver mais esta situação em Passos”, assegurou.

A laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. O procedimento é feito conforme Lei 14.443/2022 que dispensa o consentimento do cônjuge para autorizar a cirurgia.

Sair da versão mobile